domingo, 9 de outubro de 2016

COMEMORAÇÕES DO DIA 10 DE OUTUBRO

E F E M É R I D E S

10 DE OUTUBRO

Fonte: O Lemos.

Dia Mundial da Saúde Mental
O 10 de Outubro foi escolhido para Dia Mundial da Saúde Mental. O termo doença mental engloba um vasto leque de condições que afectam a mente, provocando sintomas como distúrbio da conduta, desequilíbrio emocional e enfraquecimento da memória. A mente ponde ser afectada por doenças de outras partes do corpo ou, inversamente, ela própria pode desencadear outras doenças ou dar origem a sintomas somáticos.


Dia Internacional da Prevenção de Catástrofes Naturais
Na segunda quarta-feira de Outubro de cada ano, celebra-se o Dia Internacional da Prevenção de Catástrofes Naturais. No ano de 2012, esse dia recai a 10 de Outubro.



1810 - Durante a terceira invasão francesa, o exército luso-inglês toma posição nas Linhas de Torres Vedras
A 10 de Outubro de 1810, durante a terceira invasão francesa, o exército luso-inglês comandado pelo general Arthur Wellesley, toma posição nas Linhas de Torres Vedras, fortificação construída em segredo para deter a progressão, em território nacional, das forças napoleónicas do general Messena. Os franceses, com uma força de cerca de 65.000 homens, chegam às Linhas no dia 14, sendo derrotados.

1948 - Inauguração da barragem Marechal Carmona, em Idanha-a-Nova
A 10 de Outubro de 1948, é inaugurada, em Idanha-a-Nova, com a presença do Chefe do Estado, a barragem Marechal Carmona, considerada, na altura, a maior realização de hidráulica agrícola levada a efeito no nosso país.


Fonte 1: Diário de Notícias n.º 29688, de 10-10-1948, pp. 1 e 6
Fonte 2: Diário de Notícias n.º 29689, de 11-10-1948, pp. 1 e 4


1948 - A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega a Lourenço Marques
A 10 de Outubro de 1948, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima e «Rainha do Mundo» chegou a Lourenço Marques, actual Maputo. Foi imediatamente conduzida a um altar previamente preparado no cais, onde o Cardeal-arcebispo, o Governador-geral e muitas outras individualidades a receberam. A imagem foi, seguidamente, levada para a Catedral, onde muitas pessoas a foram venerar.

Fonte: Diário de Notícias n.º 29689, de 11-10-1948, p. 2

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima voltaria a Lourenço Marques em 1954


1952 – Ciência médica: uma válvula de plástico é aplicada, pela primeira vez, num coração humano
O Diário Popular de 10 de Outubro de 1952 noticia a realização, três semanas antes, de uma operação levada a cabo pelo professor cirurgião Charles A. Hufnagel no hospital da Universidade de Georgetown: uma válvula de plástico foi colocada, pela primeira vez, num doente humano. A doente era uma dona de casa de 30 anos, cuja válvula cardíaca tinha sido gravemente afectada por uma doença reumática do coração.
Fonte: Diário Popular n.º 3600, de 10-10-1952, pp. 1 e 12



1952 – Cientistas americanos planeiam viagem à Lua
O Diário Popular de 10 de Outubro de 1952 insere um artigo da Reuter, datado da mesma data, anunciando que a primeira expedição do homem à Lua realizar-se-ia dentro de 25 anos, de acordo com uma informação prestada por Werner von Braun, um dos maiores peritos do mundo em foguetões. Num artigo publicado na revista Colliers, von Braun descreve como o voo de cinco dias até à Lua poderia ser feito: três navios foguetões partiriam de uma estação no espaço, especialmente construída a 1 720 quilómetros acima da superfície da Terra. Dois foguetões seriam equipados para a viagem de 382 000 quilómetros e para o regresso. O terceiro, que não regressaria, seria ocupado por abastecimentos e equipamentos. Cada navio aéreo teria 52 metros de comprimento e cerca de 35 de largura. Cinquenta cientistas e técnicos tomariam parte na primeira expedição, para permanecerem seis semanas na Lua.
Fonte: Diário Popular n.º 3600, de 10-10-1952, p. 7
Numa altura em que a banda desenhada, então designada histórias aos quadradinhos, estava repleta de aventuras de viagens através do espaço, esta notícia inserida no Diário Popular encantou toda uma geração de jovens. Não seria, no entanto, necessário esperar 25 anos para que os seres humanos atingissem a Lua: esse acontecimento seria concretizado, pela primeira vez, a 21 de Julho de 1969, utilizando, para o efeito, uma pequena nave tripulada por três homens, dois dos quais pousaram no nosso satélite, enquanto o terceiro permanecia em órbita lunar.


1963 - Morte de Edith Piaf     Nasceu a 19 de Dezembro de 1915
A 10 de Outubro de 1963, faleceu, perto de Grasse, a cantora francesa Edith Piaf. Foi trazida para Paris, tendo a sua morte sido oficialmente anunciada no dia seguinte, para grande consternação não apenas dos franceses como igualmente dos apreciadores da sua voz espalhados por todo o mundo. É considerada a maior e mais expressiva intérprete vocal da música de língua francesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEL EDGAR SOARES FALECEU HOJE, DIA 18 DE ABRIL DE 2024. UMA TRAJETÓRIA ECLÉTICA E PROFICUA NA PMMG! O BLOG DO SARGENTO CASSIMIRO RENDE AS JUSTAS HOMENAGENS!

INFORMAÇÕES SOBRE VELÓRIO: Imagem enviada pela família. DESCANSE EM PAZ! MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS, CORONEL ANISIO MOURA ...