terça-feira, 4 de julho de 2017

O BLOG DO SARGENTO CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS PARABENIZA TODOS OS BOMBEIROS PELA PASSAGEM DO DIA 02 DE JULHO - DIA NACIONAL DO BOMBEIRO!!!

Dia Nacional do Bombeiro é comemorado com entrega da Medalha Dom Pedro II em solenidade na Cidade Administrativa

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
O Dia Nacional dedicado aos "Soldados do Fogo", 2 de julho, foi comemorado nessa sexta-feira (30), com a entrega da Medalha do Mérito Imperador Dom Pedro II, a mais alta honraria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A solenidade foi realizada no auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e presidida pelo governador Fernando Pimentel acompanhado do Comandante-Geral, Coronel Cláudio Roberto de Souza.

Os 88 agraciados foram escolhidos pelo Conselho da Medalha, composto pelos 15 Coronéis da Corporação. Criada em 2002, a honraria homenageia personalidades civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros, além de instituições que, com suas atividades profissionais, contribuíram para o engrandecimento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Foi entregue também, durante a solenidade, a Comenda Bombeiro Honorário ao presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador Herbert Carneiro.

O governador Fernando Pimentel enfatizou o sentimento de admiração que o povo mineiro tem pela corporação. "Minhas palavras são de agradecimento em meu nome, em nome do Estado e da população de Minas Gerais pelos excelentes serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros ao longo de sua existência. Nesses mais de 100 anos os Bombeiros conquistaram a simpatia, respeito e admiração de todo o povo mineiro. Minha primeira palavra é obrigado", declarou o governador. Fernando Pimentel também lembrou os avanços conquistados pela corporação, mesmo em um cenário de dificuldades financeiras, "Conseguimos, por exemplo, entregar mais de 200 novas viaturas de 2015 até hoje. Inauguramos uma nova academia em Contagem, que está contribuindo para a formação de 500 novos integrantes da corporação, que vão terminar o curso em dezembro e estarão bem preparados para envergar a farda gloriosa do Bombeiro Militar de Minas Gerais", declarou.

O Comandante-Geral, Coronel Cláudio Roberto de Souza, parabenizou a todos os bombeiros e bombeiras pelo serviço em socorro à sociedade. "Esse serviço que nos coloca todos os dias como instituição mais bem aceita pela população. Tenho orgulho de vestir essa farda há 28 anos. A profissão é gratificante pelo simples fato de estender a mão às pessoas que precisam. O CBMMG é uma instituição fraterna, solidária e isso atrai carinho, paz e amizade", disse o Comandante. De acordo com o Coronel Cláudio, a linha de trabalho de sua gestão será o Bombeiro mais próximo do cidadão, não só para fiscalizações mas, principalmente, no intuito de orientar propagando a cultura da prevenção. Atualmente as atividades de prevenção a incêndios e acidentes respondem por cerca de 27% dos mais de 330 mil atendimentos realizados em 2016 pelo Corpo de Bombeiros em todo o Estado.

Presente à solenidade, o Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, destacou o sentimento de irmandande entre as duas corporações. "A PMMG tem um carinho especial pelo CBMMG. Somos do mesmo berço, mesma gênese e temos uma relação estreita baseada no respeito e na cooperação. Não considero o Bombeiro corporação co-irmã da PMMG e, sim, irmã por termos os mesmos valores e princípios. Parabéns a todos os Bombeiros", ressaltou.
Também compareceram ao evento o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o procurador geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet; o comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho; o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cláudio Couto Terrão, e o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto.

Os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes; de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski; de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão; de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Epaminondas de Miranda, também participaram do ato, ao lado dos deputados estaduais Bosco, Missionário Santiago e Noraldino Júnior, e do prefeito de Sabará, Wander Borges.

Exposição

Os homenageados e convidados da solenidade puderam conferir ainda a história dos Soldados do Fogo, retratada em uma exposição histórica, montada no foyer do auditório JK. Composta por 23 painéis, com fotos, documentos e objetos, a exposição mostrou um panorama do CBMMG: sua história e a diversificação das suas atividades. Uma das raridades da exposição é o documento original da Lei 557 de 31 de agosto de 1911 que criou o Serviço de Bombeiros no Estado de Minas Gerais.

A exposição é uma parceria com a Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (AFAS) e a Confraria do Fogo e ficará aberta ao público no Museu dos Militares Mineiros, em Belo Horizonte - Rua Aimorés, 698 -Funcionários

Dia Nacional do Bombeiro

No dia 2 de julho comemora-se o Dia Nacional do Bombeiro, data em que o Imperador Dom Pedro II instituiu o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, no ano de 1856. Por essa iniciativa, o imperador tornou-se o patrono de todos os Corpos de Bombeiros do país.

Na semana que compreende o Dia Nacional do Bombeiro é realizada a Semana Nacional de Prevenção, quando Corpos de Bombeiros de todo o país se mobilizam para difundir a cultura de prevenção a incêndios e acidentes.

Em Minas Gerais, a Semana de Prevenção está sendo desenvolvida com diversas atividades direcionadas à população como palestras, simulados de atendimentos e resgates, além de demonstrações de outras atividades realizadas pelos Bombeiros. Além de divulgar o trabalho da corporação, a ação fortalece o vínculo entre a instituição e a sociedade, além de incentivar a cultura de autoproteção ou seja, ensinar medidas simples que podem ser adotadas por cada cidadão e que ajudam a prevenir incêndio e acidentes.

altSolenidade reuniu autoridades civis e militares na Cidade Administrativa

altDia Nacional do Bombeiro é comemorado no dia 2 de julho.
 Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TENENTE FERNANDES - UM GRANDE MESTRE DE NOSSA GLORIOSA PMMG - ATUALMENTE VETERANO COM MUITA HONRA!

 HOJE FALAREMOS, DE UMA PERSONALIDADE DE NOSSA GLORIOSA, QUE SE DESTACOU DURANTE SUA CARREIRA. SABEMOS QUE EM NOSSA POLÍCIA MILITAR E CORPO ...