sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Militar de 26º BPM é homenageado em solenidade do Exército Brasileiro.



Iniciando as comemorações da Semana do Soldado, em 20 de Agosto foi realizada na cidade de Santa Luzia a solenidade cívico-militar recordativa dos 173 anos da Revolução Liberal de 1842 e da ação pacificadora de Caxias em solo luziense.

O evento ocorre anualmente nessa data, sendo organizada pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) e Exército Brasileiro com a presença de diversas Autoridades civis e militares para lembrar o fim da Revolução Liberal, diversas batalhas que se iniciaram em 10 de Junho de 1842 em Barbacena e terminaram  no dia 20 de Agosto em Santa Luzia.

Os combates resultaram em centenas de mortos e feridos entre as tropas imperiais, comandadas por Luis Alves de Lima e Silva, então Barão de Caxias e os revoltosos do Partido Liberal, sob o Comando do Tenente Coronel José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, o Barão de Cocais.

Como o Comandante em Chefe das tropas liberais abandonou o campo de batalha na véspera do combate final, 19 de Agosto de 1842, a resistência coube a Teófilo Benedito Otoni e outros revoltosos que permaneceram no front.

O 1º Sargento Robson César de Souza do 26º BPM de Itabira e outras autoridades foram  homenageados pelo Juiz de Direito Dr Marcos Henrique Caldeira Brant com uma placa personalizada do Centro de Memória Histórica da Revolução Liberal de 1842 em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da Historiografia Militar, por ser autor da biografia oficial do Barão de Cocais, que se transformou na Lei municipal nº 1677/2014.

O policial militar estava acompanhado por familiares e foi recepcionado pelo Comandante da 4ª Divisão de Exército, General Mario Lúcio de Araujo, Comandante da "Divisão das Minas de Ouro",  pelo Prefeito Municipal de Santa Luzia, Carlos Alberto Parrillo Calixto,   Juiz de Direito e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Dr Marcos Henrique Caldeira Brant,  Ten Cel PM Helbert William Carvalhaes, Comandante do 35º BPM, dentre outras autoridades.

Posteriormente os homenageados  e convidados conheceram o Muro de Pedras (Recanto dos Bravos), local onde ocorreu um dos mais importantes combates e participaram da entrega da Láurea Cruz da Batalha de Santa Luzia a diversas personalidades da sociedade civil que contribuíram para o desenvolvimento do município de Santa Luzia.

Foram disparados salva de 19 tiros de artilharia, seguido de desfile de tropa do Exército Brasileiro realizado em continência ao General Comandante ao som de dobrados da banda militar.  A memória do Duque de Caxias e Teófilo Otoni são reverenciados pelo Exército Brasileiro.

Prestigiando o homenageado e  representando o  município  de Barão de Cocais, estiveram presentes o Vice Prefeito Antônio Francisco Marques, a Secretária do Executivo Rosilene Costa, o Jornalista e Historiador, Leonel Soares Marques e a Pedagoga Ivanete Nepomuceno de Souza (esposa do  militar). 

O 1º Sargento Robson  foi parabenizado pessoalmente pelos militares do Exército Brasileiro e convidados presentes pelas pesquisas desenvolvidas sobre a Revolução Liberal de 1842 e agradeceu as autoridades pelo reconhecimento de seu trabalho histórico, a deferência do convite e a consideração com a homenagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TENENTE FERNANDES - UM GRANDE MESTRE DE NOSSA GLORIOSA PMMG - ATUALMENTE VETERANO COM MUITA HONRA!

 HOJE FALAREMOS, DE UMA PERSONALIDADE DE NOSSA GLORIOSA, QUE SE DESTACOU DURANTE SUA CARREIRA. SABEMOS QUE EM NOSSA POLÍCIA MILITAR E CORPO ...