quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Lava Jato: Janot denuncia Cunha por envolvimento com corrupção na Petrobras.


Grupo de parlamentares já costura acordo para pedir afastamento de Eduardo Cunha (PMDB)

Do R7, em Brasília
O PGR (Procurador-geral da República), Rodrigo Janot, denunciou por volta das 13h desta quinta-feira (20), o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por envolvimento com o esquema de pagamentos de propinas e corrupção em contratos da Petrobras descoberto pela Operação Lava Jato. A informação é da Rádio Jovem Pan.
O senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL) também foi denunciado. Agora, caberá ao STF (Supremo Tribunal Federal) analisar a denúncia e, se aceitar o texto, Collor e Cunha se tornarão réus na mais alta Corte brasileira. 
A assessoria do STF informou que, ontem, a PGR tentou apresentar as denúncias por volta das 20h, mas desistiu porque o protocolo para o recebimento de denúncias funciona até as 19h. Sendo assim, o STF disse que não poderia receber o documento. 
Em julho, o empresário Júlio Camargo, que representava a empresa Toyo Setal, afirmou em sua delação premiada que Cunha foi o beneficiário de um suborno de US$ 5 milhões.  
Os recursos teriam sido pagos para facilitar a contratação de navios-sonda entre a Samsung e a Diretoria Internacional da Petrobras, controlada pelo PMDB.
Pedido de afastamento
Um grupo de deputados liderado por Ivan Valente (PSOL-SP) deverá publicar um manifesto pedindo o afastamento de Cunha da presidência da Câmara. Segundo Valente, o principal argumento é que "Cunha na presidência atrapalha as investigações".
— Mas isso depende do protocolo e da avaliação que vamos fazer da denúncia.
Ontem, Cunha afirmou que "não vai comentar absolutamente", pelo menos por enquanto. O presidente da Câmara falou ao deixar restaurante da Câmara, onde foi oferecido almoço a integrantes do Parlatino (Parlamento Latino-Americano), que tem reuniões em Brasília hoje e amanhã.
— Não vou comentar absolutamente nada. Quando tiver fato, eu comento o fato.
Cunha se recusou a comentar possibilidade da denúncia mais cedo Marcelo Camargo/06.08.2015/Agência Brasil
Relembre o caso
No início de março de 2015, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de abertura de inquérito para uma lista de 54 políticos e agentes públicos.
Seis dias depois, o ministro Teori Zavascki, do STF, retirou o sigilo da lista e publicou os pedidos de inquérito para investigar suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.
O STF decidiu abrir inquérito para investigar 48 políticos de seis partidos, entre eles os presidentes da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Em ambos os casos, eles estão sendo investigados por supostamente terem usado dinheiro desviado da petroleira em campanhas políticas.
Entre os 48 políticos, estão 22 deputados e 12 senadores, além da ex-governadora Roseana Sarney, do ex-ministro Antonio Palocci (cuja investigação será remetida à Justiça de Curitiba), do tesoureiro do PT João Vaccari Neto (que ocupa cargo na direção do partido, mas nunca concorreu a cargo eletivo) e de 12 ex-deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TENENTE FERNANDES - UM GRANDE MESTRE DE NOSSA GLORIOSA PMMG - ATUALMENTE VETERANO COM MUITA HONRA!

 HOJE FALAREMOS, DE UMA PERSONALIDADE DE NOSSA GLORIOSA, QUE SE DESTACOU DURANTE SUA CARREIRA. SABEMOS QUE EM NOSSA POLÍCIA MILITAR E CORPO ...