sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Diretoria da AMT PM/BM presente na inauguração do novo videomonitoramento da PM

A diretoria da AMT PM/BM por meio de seu presidente Sgt Robledo e os diretores Sgt PM Cleiber Bragança, Cb BM Aquiles Ricardo e Cb PM Dorvalino Borges acompanhados da assessora jurídica Dra. Sirlene Duarte estiveram presentes desta terça (18/08) à 9ª RISP zona oeste da cidade, para acompanharem a inauguração do novo sistema de videomonitoramento digital que foi implantado nos bairros Luizote de Freitas, Jardim Patrícia, Mansour, Santa Mônica, Planalto, Presidente Roosevelt, Santa Rosa, São Jorge, Laranjeiras e Pacaembu.
Até então, em teste de funcionamento, este novo sistema chamado de Olho Vivo de Uberlândia, acrescentou mais 32 câmeras digitais à 72 já existentes, numa contrapartida do município de 9 milhões de reais, totalizando 19,6 milhões em parceria com o Estado de Minas Gerais, proporcionando um raio de ação maior em bairros de diferentes regiões da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Gilmar Machado, do comandante da 9ª Região da Polícia Militar, coronel Volney Halan Marques e do comandante-geral da Polícia Militar em Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Bianchini, além de autoridades do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, dos Poderes Executivo, Legislativo, empresários e comunidade em geral.
Também foi anunciado que estão abertas as inscrições do processo seletivo para aumentar o efetivo da PM no estado. Serão mais 150 policiais militares que vão se formar em Uberlândia e atuar exclusivamente na 9ª Região.
Outro investimento é o aporte de viaturas novas com manutenção terceirizada. O projeto de R$ 250 milhões para Minas Gerais vai beneficiar os batalhões com 2.350 viaturas, sendo 85 para Uberlândia.
“Estamos dando melhores condições de trabalho para nossos policiais militares. Aqui na 9ª Região temos os menores índices de criminalidade no estado. Esperamos que até no máximo em janeiro recebamos as viaturas. O projeto prevê que a empresa vencedora deva fazer a manutenção e repor o veículo estragado em 24 horas. Ou seja, teremos as viaturas full-time para os policiais militares trabalharem”, explicou o comandante-geral.
O Município é responsável pela contratação dos monitorantes das imagens, custeio da energia elétrica dos equipamentos, custeio da utilização do posteamento junto à Cemig e manutenção da rede óptica.
Segundo o comandante da 9ª Região da Polícia Militar, coronel Volney Halan Marques, o atendimento nas áreas monitoradas acontece com média de três minutos. “Foi construído um cenário que cada setor da cidade foi privilegiado com uma câmera. Isso é importantissimo, pois vai medir o esforço da Polícia Militar em determinado local em detrimento de outro”, comentou.
O agente monitorante das câmeras é treinado pela PM para verificar quem são as pessoas e os veículos suspeitos. Assim que algo suspeito é verificado, o monitorante aciona o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de imediato.
Mais investimentos em segurança
O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Marco Antônio Bianchini, anunciou ainda na solenidade a modernização do Copom. O Centro de Operações, fundado em 1991, foi estruturado para a criação do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD). O CIAD vai proporcionar maior rapidez dos encaminhamentos das ocorrências para os órgãos específicos responsáveis, visto que os servidores dos diversos órgãos que compõem o sistema de defesa social de Minas compartilham profissionalmente o mesmo ambiente.
Instalado no prédio da 9ª RISP e com possibilidade de ampliação, o Copom atende aproximadamente 100.800 ligações de ocorrências policiais por mês através do Disque 190. O centro de operações possui capacidade operacional com 12 cabines de teleatendimento e seis canais de rádio, além do sistema Olho Vivo.
Em entrevista, o presidente da AMT PM/BM, Sgt Robledo Manoel dos Santos, disse que “é de suma importância e de grande relevância esta inauguração do novo videomonitoramento agora digital, pois acompanha o crescimento de nossa cidade, saindo do centro e ampliando para os bairros periféricos, proporcionando mais segurança ao cidadão e inibindo qualquer ação delituosa. Nós da AMT PM/BM congratulamos o nosso prefeito Gilmar Machado, bem como o nosso comandante da 9ª Região da Polícia Militar, coronel Volney Halan Marques e o comandante-geral da Polícia Militar em Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Bianchini pelo trabalho desenvolvido na parceria com o Governo do Estado.”
Fonte: Portal da PMU
Renato Cury
Assessor de Imprensa
Colaboração: Camila Ferreira
Secretária Executiva da AMT PM BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEL EDGAR SOARES FALECEU HOJE, DIA 18 DE ABRIL DE 2024. UMA TRAJETÓRIA ECLÉTICA E PROFICUA NA PMMG! O BLOG DO SARGENTO CASSIMIRO RENDE AS JUSTAS HOMENAGENS!

INFORMAÇÕES SOBRE VELÓRIO: Imagem enviada pela família. DESCANSE EM PAZ! MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS, CORONEL ANISIO MOURA ...