segunda-feira, 1 de junho de 2015

PMMG - 240 ANOS


01/06/2015
                A Polícia Militar de Minas Gerais comemora 240 anos no dia 9 de junho. Na manhã desta segunda-feira, dia 1, foi aberta, oficialmente, uma grade de programação que prevê várias atividades para marcar a data. Na Praça da Bandeira, em Belo Horizonte, alunos da Escola Municipal Murilo Rubião, região Nordeste da Capital, policiais militares de várias unidades, incluindo a Banda de Música, oficiais comandantes e diretores da PMMG e autoridades participaram da Troca da Bandeira Nacional. O evento cívico chamou a atenção de quem passava pelo local.
                Nesta manhã, militares foram homenageados pelo presidente do Rotary Clube de Belo Horizonte, Ivan Libânio Vianna, pela atuação destacada, alunos ganhadores de um concurso de redação sobre a PM foram premiados e a comunidade e estudantes participaram, ainda, do hasteamento da Bandeira Nacional ao lado do Comandante-Geral da PM, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini e do PM Amigo Legal.
                O Comandante-geral da PM, Coronel Bianchini, destacou a importância da data para os mineiros e salientou, em especial, o orgulho de comandar uma tropa abnegada, “que sabe o valor que tem para a sociedade”. “Que todos os policiais militares em todos os pontos do Estado se entreguem, de corpo e alma, a esta atividade; que considerem esta sociedade que tanto espera de nós e que tanta confiança deposita na Instituição. Que a atuação de cada um ajude a transformar este Estado.” Também prestigiou a abertura das comemorações dos 240 anos da PM, o Coronel Marco Antônio Bicalho, chefe do Estado-Maior da PM.
 
JUNTO À COMUNIDADE
                “A Polícia Militar tem buscado, incondicionalmente, se fazer mais próxima da comunidade reunindo, pensando em conjunto, traçando estratégias, enfim, planejando ações de trabalho com a comunidade.” A abertura das comemorações dos 240 anos da PM também observou o conceito desta nova forma de fazer segurança e de interatividade.
                E a comunidade participou.
                Teve gente que veio de longe para assistir pela primeira vez à cerimônia. É o caso de Jeane de Sousa, residente na cidade de Cláudio, a 200km de Belo Horizonte. Acompanhada do filho Miguel, de nove anos, assistiu à solenidade, confortavelmente, em um dos bancos da Praça da Bandeira. “Meu filho gosta de tudo: desde a banda até as armas, passando pelo desfile”, contou.
                Teve gente que já estava bem perto, como as irmãs Maria Cláudia e Maria Teresa, de quatro e dois anos, residentes no Bairro Mangabeiras, que estavam acompanhadas da cuidadora Ana Lima. “Todos os anos assistimos esta festa. Elas adoram”, disse a babá, mostrando as meninas com balões e máscaras do Amigo Legal. A PM distribuiu, na ocasião, 300 máscaras e balões para as crianças e estudantes.
                O momento foi, igualmente, cheio de emoção para os jovens. “Quando visto este uniforme, pra mim, é como se fosse uma farda. Sinto orgulho dele, pois represento o colégio”. Ítalo Gabriel Luiz Ferreira, de 15 anos, do 1º ano do Colégio Tiradentes Central, foi um dos vários alunos do Colégio da PM que participaram ativamente do evento, inclusive no desfile. “Carregamos o nome do Colégio”, ressaltou o estudante.
                E teve gente que foi assistir à cerimônia por motivos muito especiais, como Renata Aparecida Felizardo, que foi prestigiar o marido, o Cabo Jurandir Felizardo, do 22º BPM, um dos homenageados pelo Rotary Clube.
                Juntamente com outros militares, o Cabo Felizardo recebeu um certificado pela atuação na Rede de Vizinhos Protegidos. Também foram homenageados, o Subtenente Anderson Alvim de Barros (13º BPM), 1º Sgt Devair Dias Lopes (BPTran), 2º Sgt Marcelo Henrique Pereira (49º BPM), 2º Sgt Magno César Resende (41º BPM), 2º Sgt Sílvio Roncone Breygil (34º BPM), 3º Sgt Thiago da Silva Tavares (16º BPM – que também ganhou o prêmio PM Padrão do Rotary), Cabo Diego de Almeida Dias (1º BPM) e Sd Felipe Rossine Vieira Ribeiro (5º BPM). Os homenageados receberam os cumprimentos do comandante geral da PM, Cel Bianchini, e do presidente do Rotary Clube de Belo Horizonte, Ivan Libânio Vianna.
 
CULTO À BANDEIRA
                Na Praça da Bandeira, marco do centenário da criação da cidade de Belo Horizonte, o Pavilhão Nacional fica hasteado dia e noite. A sua troca é feita em cerimônia solene. Após a execução dos Hinos Nacional e da Bandeira pela Banda de Música da Polícia Militar,  convidados fazem o hasteamento da Bandeira e, em seguida, após homenagens, a tropa formada, composta por pelotões representativos da PM, desfila em respeito ao símbolo nacional e como uma reverência a todos os presentes.
 
CONCURSO
                Ainda na solenidade que marca o início das comemorações do aniversário da PM, foi promovido um concurso de redação pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal, dirigido aos alunos da Escola Municipal Murilo Rubião. Um dos pontos altos do evento, foi a leitura da redação premiada. Pedro Henrique Barbosa (nove anos) registrou a percepção que tem do trabalho da Polícia Militar.
                “A Polícia Militar é responsável pela segurança do país, da cidade, do bairro. Às vezes, demora para chegar; outras vezes, não, mas sempre tem uma viatura por perto para atender aos chamados. Ela tem pontos bons e pontos ruins, mas para mim tem mais pontos bons. A PM cumpre seu trabalho. Sei que ela não consegue resolver tudo, mas faz de tudo para proteger a sociedade. Eu gosto do trabalho dela”, disse o aluno.
 
VENCEDORES
1º LUGAR: Pedro Henrique Barbosa Reis (9 anos)
2º LUGAR: Jenifer Lorraine Lima de Oliveira (9 anos)
3º LUGAR: Letícia Pereira Chaves (10 anos)
 
Fonte: PMMG.
(Jornalista Márcia Cândido /  Fotos Rogério Nazareth)
Autor: Sala de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário