quarta-feira, 29 de abril de 2015

Polícia terá dificuldades de comprovar se motorista de BMW estava alcoolizado


Polícia investigará militares suspeitos de liberar motorista que bateu BMW na Praça da Liberdade e feriu seis pessoas. Condutor se apresenta e nega que estivesse bêbado

postado em 29/04/2015 06:00 / atualizado em 29/04/2015 07:37
Cristina Horta/EM/D.A Press
A Corregedoria Geral da Polícia Militar vai apurar a conduta dos militares que trabalharam no acidente causado pelo empresário Célio Brasil Júnior, de 23 anos, que bateu uma BMW na madrugada de domingo na Praça da Liberdade, Centro-Sul de Belo Horizonte, ferindo seis pessoas. Testemunhas informaram que ele apresentava sinais de embriaguez e abandonou o local do acidente, mesmo com a presença de policiais militares. Como havia a suspeita de que ele bebeu antes de dirigir, a conduta correta seria prendê-lo e apresentá-lo a um delegado de plantão, que avaliaria o caso. Como isso não aconteceu, Célio escapou do flagrante e por isso a Polícia Civil terá dificuldades de comprovar que ele estava alcoolizado, segundo especialistas. A Ouvidoria de Polícia do Estado de Minas Gerais também encaminhou um pedido de investigação à corregedoria. Ontem, Célio se apresentou à polícia e, em depoimento, admitiu que era o motorista da BMW, mas disse que não bebeu e fugiu porque ficou atordoado com a situação.
“O que aconteceu tem que ser investigado. Todas as pessoas que se envolveram nessa ocorrência têm que ser ouvidas para entender se os policiais agiram da maneira correta”, diz o ouvidor de polícia, Paulo Alkmim. Ele explica que a ouvidoria será informada do resultado das investigações e que vai acompanhar o caso de perto. “Eu recebi três telefonemas de cidadãos, mas já estava previsto pedir essa investigação para a corregedoria por conta da repercussão do caso”, completa. Ele esclarece que o objetivo é que a corregedoria investigue a atuação de todos os militares que atuaram na ocorrência. No caso dos policiais da 4ª Companhia do 1º Batalhão, a suspeita é que eles teriam deixado o motorista ir embora. Já os homens do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) não teriam se empenhado em tentar rastrear o condutor pela placa do veículo e demoraram três horas e meia para chegar à Praça da Liberdade.

Euler Junior/EM/D.A Press
INQUÉRITO POLICIAL Quem também vai investigar o caso é o delegado Pedro Ribeiro, da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos. Ontem, ele pegou o primeiro depoimento do caso, do próprio Célio Brasil, que se apresentou à polícia mais de dois dias depois da batida. Ele esteve acompanhado dos advogados Marcos Eugênio Dornas e Helena Latalisa e chorou bastante, segundo a polícia. Na saída, ele não quis dar declarações. “Ele assumiu realmente que estava dirigindo e disse também que não bebeu. Falou que saiu do local sem o contato com a PM e que foi embora porque ficou atordoado”, afirma o delegado. Cerca de 15 pessoas, entre militares e testemunhas, ainda devem ser ouvidas. Se ficar comprovado que houve conivência da PM, os envolvidos podem incorrer em uma situação que pode variar entre prevaricação e corrupção, dependendo do que a polícia concluir.

Apesar das declarações de Célio ao delegado, uma das jovens que estava na BMW junto com ele disse ao Estado de Minas no domingo que o grupo de cinco pessoas (duas moças e três rapazes) se conheceu horas antes da batida em uma boate no Bairro Buritis, Região Oeste de BH. Segundo a testemunha, todos beberam e as duas garotas estavam com os três amigos pegando uma carona de volta para casa. Um frasco cheio semelhante a um tubo de lança-perfume foi encontrado no veículo e foi apreendido pela polícia. “Entre afirmar e a situação ser daquele jeito é muito diferente. Ele saiu do local diante da comoção do acontecimento”, diz o advogado Marcos Eugênio Dornas, que representa Célio.

A princípio, o delegado Pedro Ribeiro explica que os crimes que serão atribuídos são a lesão corporal e o abandono do local. As investigações também podem levar a um indiciamento por embriaguez, mas, sem flagrante, o trabalho da polícia fica prejudicado, conforme acredita o professor de direito processual penal da UFMG, Felipe Martins Pinto. “Fica praticamente impossível provar essa embriaguez. A grande evidência da embriaguez é quando você pega os sintomas no próprio condutor. É difícil que as testemunhas atestem essa questão”, completa.

Entenda o caso
  • No último domingo, o empresário Célio Brasil Júnior, 23 anos, bateu uma BMW modelo X6 em outro carro e também em um poste na Praça da Liberdade, deixando seis pessoas feridas.
  • Ele abandonou o local do acidente e, segundo testemunhas, tinha sinais de estar alcoolizado. Pessoas que viram o acidente também afirmam que ele fugiu com a presença de policiais militares no local, sendo que, nesse caso, deveria ter sido levado a um delegado de plantão e, confirmada a suspeita de embriaguez, preso em flagrante.
  • Ele se apresentou à polícia dois dias depois assumindo que estava dirigindo o carro, mas negando que tinha bebido. Ele justificou a fuga dizendo que ficou atordoado. Uma das pessoas que estava dentro da BMW com ele disse que o motorista bebeu em uma boate do Bairro Buritis.
  • Célio será investigado por lesão corporal, abandono do local do acidente e também pela embriaguez. Se comprovado que os militares foram coniventes com a fuga, eles podem ser responsabilizados. A Corregedoria da PM também está investigando o caso.
    Arte EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA REALIZA CONCORRIDA SESSÃO ACADÊMICA

Na manhã do dia 13 de abril, de 2024, na sede da AOPM, a ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA realiz...