Lucas Prates/Hoje em Dia
Manifestação na Praça 7 começará mais cedo e já tem rota definida
Praça 7 palco de mobilização, mais uma vez, o ponto final será a Assembleia Legislativa
Da Praça 7 até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) passando pela avenida Amazonas até a Afonso Pena. Este é o trajeto já definido pelo evento que promete ser o “maior protesto da história do Brasil” e será realizado neste sábado (7). Intitulado Operação 7 de Setembro (Op7) a manifestação já conta com 149 cidades brasileiras e uma no exterior engajadas na ação. Um forte esquema de segurança será montado para evitar atos de vandalismo e confrontos nos desfiles e manifestações previstos para o feriado da Independência do Brasil.
De acordo um dos organizadores Gabriel Guerra, a definição do trajeto ocorreu para evitar que grupos distintos mudassem a rota durante o movimento. “Já que somos muitos e não temos uma organização como partidos e os Black Blocs, por exemplo, nosso receio era de que algum grupo chamassem as pessoas para uma outra rota”, afirmou. 
 
Manifestação na Praça 7 começará mais cedo e já tem rota definida
Anteriormente, ideia era sair da Praça 7 passando pela rua da Bahia, seguir até a Praça da Liberdade e depois ir até a ALMG (Reprodução/Facebook)
A maioria dos 13 mil internautas que confirmou presença no protesto, pelo Facebook, votou, por meio de uma enquete, na alteração do horário do evento – anteriormente marcado para as 14 horas, com concentração a partir das 12 horas. “A gente não queria que o horário chocasse com o do desfile cívico do Exército, mas a maioria fala mais alto e optou por fazer a concentração às 10 horas e sair da Praça 7 ao meio dia”, explicou.
Grupos de apoio
Em uma reunião realizada nessa quinta-feira (5) entre os organizadores do evento e reprentantes de Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Fumec, Uni e Una, ficou definido que os estudantes darão apoio à manifestação. Eles se reunirão na Praça da Liberdade e devem se encontrar com os demais protestantes na Praça 7. Além disso, a expectativa é de que os participantes da Marcha dos Excluídos, que tradicionalmente sai no feriado de Independência do Brasil, também façam coro à Op7. 
Cidades mobilizadas
Em Minas Gerais, 15 cidades além da capital mineira têm manifestação agendada para o feriado, são elas: Betim e Nova Lima, na Grande BH, além de Caldas Novas, Cambuí, Divinópolis, Extrema, Itajubá, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Passos, Piumhi, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e Uberaba.
Na Nova Zelândia, brasileiros também estão organizados para protestar em frente à igreja cristã da Cashel Street, às 14 horas. Até a publicação desta matéria, mais de 380 mil internautas já tinham confirmado presença no evento de mobilização nacional.
pauta do protesto foi definida por uma enquete virtual que contou com 26 mil votos. Os internautas definiram reivindicar pela prisão imediata dos mensaleiros, fim do voto obrigatório (PEC 159-2012), aprovação e cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), redução do número de deputados e representantes, reforma tributária (PEC 233/2008), aprovação e cumprimento da “Lei de Combate a Corrupção”, pelo Plano Nacional de Educação e pelo Projeto que cria o Sistema Nacional de Combate à Corrupção (PL 7.368/2006). 
Veja o vídeo produzido pelos organizadores da Operação 7 de Setembro:

Filosofia, máscaras e cartazes

A Op7 considera que as causas são suprapartidárias, ou seja, está acima dos interesses políticos de partidos específicos. “Todos os partidos podem se identificar com essas causas, mas nenhum partido é dono das mesmas”, afirma a descrição do evento no Facebook.

Os organizadores explicam ainda que “qualquer ato fascista ou conclamando um golpe militar, que disfarçadamente é chamado de intervenção militar, não faz parte da real idéia da Operação Sete de Setembro. A Operação não é de esquerda, direita ou centro, não tem partidos, não tem bandeiras, não tem siglas”, diz.

De acordo com Lucas Veloso, um dos organizadores do evento, a intenção é atrair o maior número de pessoas, mesmo aquelas que não estejam estritamente engajadas com as pautas. “Quanto maior o fluxo, mais conseguiremos chamar a atenção da mídia e dos representantes para as discussões”, afirmou.

Sobre os riscos dessa proposta atrair vândalos, baderneiros e saqueadores, como ocorreu em junho na Pampulha, Veloso mostra-se confiante na expressividade do momento de forma pacífica.

“Qualquer evento de grande porte nacional, como um clássico de futebol ou o Carnaval atrai gente aproveitadora. Isso sempre acontece, mas é claro que a nossa intenção é fazer uma manifestação sem conflitos”, afirmou.

Ele justificou ainda que pensando em evitar confrontos e desorganização, o evento foi marcado para a tarde de sábado para que a agenda não se chocasse com o Desfile de 7 de Setembro e com a Marcha do Grito dos Excluídos, marcados para a manhã do mesmo dia.

O uso de máscaras e a elaboração de cartazes serão atividades de livre escolha dos manifestantes, de acordo com Velloso. “O uso de máscara é algo muito pessoal, há quem use por proteção. O que a gente quer é que as pessoas tenham liberdade para protestar”, contou.

Contudo, nessa quinta-feira (5), entre as medidas medidas de segurança anunciadas em entrevista coletiva concedida pelas polícias Civil e Militar está a exigência de identificação dos manifestantes mascarados durante os atos.
O coronel Antônio de Carvalho, do Comando de Policiamento Especializado (CPE), as polícias militar e civil farão a verificação e reconhecimento de manifestantes mascarados e suspeitos durante os atos públicos. "Vamos checar a identidade de todos os mascarados porque em junho muitos apresentaram documentos falsos. Além disso, quem estiver com bolsas e mochilas serão revistados".
Confira onde vão ocorrer as manifestações no Brasil:


Organização

A Operação 7 de Setembro está sendo organizada desde o fim de junho com lideranças de todas as capitais nacionais. Muitos dos encontros foram realizados pela web, outros foram feitos presencialmente, no Rio de Janeiro, durante uma ocupação em junho e que contou com a presença de representantes de Goiânia, Porto Alegre e São Paulo. “Os organizadores de todos os estados tinham o objetivo de fazer uma publicação com imagem ou vídeo, aos poucos, fomos definindo tudo pela internet”.