terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mãe perde o bebê ao dar à luz em banheiro de hospital após demora no atendimento


Pai da criança afirma que esposa ficou mais de uma hora em espera no Pronto-Atendimento; segundo a PM, ficha só foi feita após o parto e banheiro foi limpo antes da chegada da perícia

Publicação: 24/09/2013 19:08 Atualização:

Uma jovem de 18 anos perdeu o bebê ao dar à luz, na tarde desta terça-feira, dentro de um dos banheiros do Hospital Belo Horizonte, no Bairro Cachoeirinha, Região Noroeste de Belo Horizonte. O pai da criança, de 23 anos, acionou a polícia alegando que a esposa foi vítima da demora no atendimento.

De acordo com a Polícia Militar, o pai disse que chegou à unidade médica com a mulher por volta das 13h15. A gestante reclamava fortes dores abdominais, supostamente em decorrência das contrações, passou pela triagem médica e foi identificada com pulseira de prioridade. Ainda assim, cerca de uma hora e meia depois ela ainda não havia sido atendida.

O rapaz contou aos policiais que por volta das 14h30 a mulher foi ao banheiro, onde deu à luz. Ela teria chamado por socorro, sendo ouvida pelo marido e outros pacientes que aguardavam atendimento. Segundo a PM, testemunhas confirmaram a demora no atendimento.

Houve tumulto no Pronto-Atendimento, com o pai e testemunhas cobrando atendimento. Foi só então que uma médica e uma enfermeira atenderam mãe e filha, que já estava morta. A médica afirmou aos policiais que o bebê já não apresentava sinais vitais e que não reagiu aos procedimentos para reanimá-la.

A PM constatou que a ficha de atendimento da mãe só foi feita após o parto e óbito do bebê. Além disso, foi feita limpeza e higienização do banheiro antes da chegada da perícia técnica. A mãe foi levada para o bloco cirúrgico e internada em observação. A direção do hospital disse aos militares que não houve negligência no atendimento e levantou a hipótese da morte do bebê ter ocorrido antes do parto. 

A assessoria do Hospital Belo Horizonte disse que iria se pronunciar sobre o ocorrido somente por meio de nota, mas até a publicação desta reportagem o comunicado não havia sido encaminhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário