sábado, 20 de abril de 2013

Exército homenageia comandante-geral da PMMG com Medalha da Ordem do Mérito Militar


sábado, 20 de abril de 2013




MAIOR COMENDA



MAIOR COMENDA - Exército homenageia comandante-geral da PM com Medalha da Ordem do Mérito Militar



MAIOR COMENDA - Exército homenageia comandante-geral da PM com Medalha da Ordem do Mérito MilitarDurante o seu 365º aniversário, o Exército Brasileiro homenageou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Márcio Martins Sant`Ana, com a Medalha da Ordem do Mérito Militar. A comenda foi entregue ao oficial, na manhã desta sexta-feira, 19, pelo comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Vicente Gonçalves de Magalhães.
“É o reconhecimento que ultrapassa a pessoa do comandante-geral. A Polícia Militar é uma Força Auxiliar da Força Terrestre e, como tal, recebe nesse ato a total confiança do Exército. Esse congraçamento reflete a harmonia e o apreço que existe entre as duas instituições, que primam, com amor e dedicação, pela segurança e tranquilidade da Pátria”, destacou o Cel Sant`Ana.
MAIOR COMENDA - Exército homenageia comandante-geral da PM com Medalha da Ordem do Mérito MilitarJUNTO DO POVO
Sobre a entrega da mais alta comenda da Instituição ao Cel Sant`Ana, o General Magalhães disse que o Exército sempre esteve junto do povo, o Exército é o povo sem farda, e, depois, não há ninguém melhor do que o comandante-geral da Polícia Militar para representar a população.
“O compromisso de estar sempre perto das pessoas é compromisso secular, firmado em Guararapes, em Pernambuco, em 1648”, disse o General, referindo-se ao local e à data de criação do Exército. O General acrescentou, ainda, que “o relacionamento entre o Exército  e a Polícia Militar é excelente e vai continuar assim  indefinidamente”.
MAIOR COMENDA - Exército homenageia comandante-geral da PM com Medalha da Ordem do Mérito MilitarPARCERIA
Presente à solenidade, realizada no pátio da 4ª RM, no Bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, o chefe do Estado-Maior, Cel Divino Pereira de Brito, ressaltou que “a data é importante e respeitada em todo o País”. Depois, acrescentou que existe “uma parceria fantástica entre o Exército e a PM”. Acompanhado do chefe de Gabinete do Governador, Cel Luiz Carlos Martins; do comandante da Academia de Polícia Militar, Cel Sérgio Veloso Brasil, e do chefe da Assessoria de Comunicação Organizacional, Tenente-Coronel Alberto Luiz, ele felicitou todos os integrantes da Instituição e seus familiares.
Os momentos de emoção ficaram por conta da execução dos Hinos Nacional e da Bandeira, do desfile da tropa, que cantou o Hino dos Guararapes, de autoria do Cel do Exército William Simão, e a canção Fibra de Herói, de Guerra Peixe, e da entrega das comendas aos homenageados, tudo abrilhantado pela Banda de Música da 4ª RM.
LUTAS
Em discurso, o General Magalhães lembrou artigo publicado no informativo Notícias do Exército, assinado pelo comandante do Exército, General Enzo Martins Peri. A seguir, trechos do artigo.
MAIOR COMENDA - Exército homenageia comandante-geral da PM com Medalha da Ordem do Mérito Militar “Reverenciamos uma instituição que se forjou junto com Nação Brasileira nas lutas pela liberdade de seu povo. O Exército completa, hoje, 365 anos, sempre adaptando-se às circunstâncias de cada conjuntura.” E acrescentou que tudo começou em 1648, em Guararapes, Pernambuco, quando havia lutas para expulsar invasores e quando, pela primeira vez, foi usada a palavra Pátria para referir-se ao Brasil.
E concluiu: “Herdamos um passado de lutas e glórias, sonhos e esperanças. Hoje, o Exército investe em operacionalidade, novos materiais, nova doutrina e novas capacidades. Estamos nos preparando para atuar em ambinete de elevado grau de incerteza, interconectado cibernético e pejado de ameaças dinâmicas e imprevisíveis”. Fotos: Cb Jonílson/PM5  - https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/conteudo.action?conteudo=40331&tipoConteudo=noticia


O General Magalhães explicou que a Medalha da Ordem do Mérito Militar é concedida a militares do Exército que tenham prestado notáveis serviços ao País ou se distinguido no exercício de suas funções. É concedida, igualmente, a militares da Marinha, da Aeronáutica e das Forças Auxiliares, como a Polícia Militar, que, pelos serviços prestados, tenham-se tornado merecedores da homenagem, e a cidadãos que contribuíram, de modo relevante, com a Força Terrestre.
APENAS QUATRO
Este ano, a comenda, com aquiescência da presidente da República, na qualidade de Grã-Mestre da Ordem do Mérito Militar, foi entregue a apenas quatro personalidades.
São elas: o comandante-geral da PMMG; o diretor administrativo da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Waldésio Ferreira Campos – Grau Comendador -; o Cel Vladimir Pires Pinto – Grau Cavaleiro (do comando da 4ª RM), e a professora do Colégio Militar de Belo  Horizonte, Lúcia Maria Lima.
Outras personalidades e representantes de diversos  segmentos foram agraciadas com o Diploma de Colaborador do Exército, também destinado a militares da reserva, associações, entidades de classe, instituições, clubes e empresários.
ADMIRADO
Após a cerimônia, abrilhantada pela banda e pela tropa da 4ª Região, o Cel Sant´Ana despertou atenção e  admiração de militares daquela Instituição, da ativa e da reserva. Muitos se aproximaram dele, simplesmente para cumprimentá-lo, trocar uma palavra ou tirar uma foto.
Uma dessas pessoas foi o presidente do Círculo Militar, Cel do Exército Ari Vieira Costa, que fez questão de posar ao lado do Cel Sant´Ana. “Foi gratificante e isso me deixa muito honrado”, deixou escapar o comandante-geral da PM.
(Alexandre França)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

30 ANOS DA ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÁES ROSA

 NA NOITE DO DIA 21 DE AGOSTO DE 2025, NO SALÃO RUBI DO CLUBE DOS OFICIAIS MILITARES MINEIROS, ACONTECEU A SOLENIDADE DE 30 ANOS DA ACADEMIA...