sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


BIBIANO ALEX ROCHA, brasileiro, mineiro, Manhuaçuense: Um dos personagens principais do movimento reivindicatório da PMMG, EM 1997 (Vale a pena conhecer)
Tal Movimento iniciado em Minas Gerais até hoje traz reflexos a nivel de Brasil, como ocorreu recentemente na Bahia e no Rio de Janeiro

POR CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS – CABO PM (CRIMINÓLOGO)

(Sinopse:  Cabo da Reserva nao Remunerada Bibiano Alex Rocha, Conheça um dos militares que tiveram coragem, de denunciar a situação de penúria dos Policiais Militares antes da Greve de 1997. Outros militares tambem tiveram grande participação, como o Subtenente Weliton, a epoca Presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos. A importância desses lideres deve ser lembrada. O Movimento a epoca elegeu o Sgt Rodrigues, o Cabo Júlio e o Cabo Moraes para o Legislativo Federal e Estadual... Leia mais... Policiais Militares foram presos e excluidos, e depois alguns foram anistiados e incorporados no Corpo de Bombeiros Militar...)

Escritor de alto potencial construtivo e dissertativo. Tive a oportunidade de conhecer quando estava escrevendo o livro NOS BASTIDORES DA PM, livro no qual ele retrata o Movimento Reivindicatório da Policia Militar de Minas Gerais, uma das mais respeitadas no Brasil.
Bibiano Alex Rocha há época, e na verdade, um pouco antes de eclodir o movimento, teve a idéia de deslocar-se até um dos maiores jornais de circulação de Minas Gerais, o ESTADO DE MINAS, e mostrar para os jornalistas, em matéria, a situação de penúria na qual estavam vivendo os militares estaduais, policiais e bombeiros militares.
Com muito caráter e hombridade, além de firmeza de ação moral, em seguida ao comparecimento a sede do Jornal deslocou-se até o prédio do Comando Geral onde apresentou-se e deu ciência aos superiores hierárquicos, sobre o que e o porque havia feito a denuncia aos órgãos de imprensa.
Bibiano queria mostrar para a sociedade e para os governantes, que do jeito que os policiais estavam vivendo, alguns ate mesmo passando fome, não poderia mais ficar.
Bibiano Alex Rocha, hoje Cabo da Reserva não remunerada, na época do fato ostentava a Graduação de Cabo PM da Ativa, da Policia Militar de Minas Gerais e teve a coragem nunca demonstrada por policiais militares no sentido de fazer uma denúncia pública sobre a situação em que viviam os militares do estado, muitos dependendo até mesmo de cestas básicas fornecidas pela AFAS.
Um pouco depois, e diante da insensibilidade do governo em melhorar o salário dos militares, ocorreu a manifestação na Praça da Liberdade que culminou com a morte do Cabo Valério, na alça externa do prédio do Comando Geral.
O escritor Bibiano Alex Rocha escreveu sua historia e a do movimento reivindicatório, em um prestimoso livro, que retrata um pouco do que ocorreu no movimento dos militares.
O Livro “NOS BASTIDORES DA PM” relata de maneira didática e de fácil leitura como ocorreu a manifestação dos militares diante dos baixos salários.
Trata-se de um livro que deve ser leitura obrigatória para Jornalistas, Sociólogos, Psicólogos, Historiadores, Filósofos, Pedagogos, Criminólogos, Advogados e outras áreas afins, sem contar que é uma leitura universal, posto que explica um movimento social, e mais ainda, um movimento  que surgiu no seio de uma tropa militar, onde a disciplina e a hierarquia são extremamente rigorosas.
Como Cientista Criminólogo recomendo essa obra a todas as pessoas que se interessam em conhecer um pouco de nossa História, da luta dos Mineiros, até porque Bibiano cita no livro episódios importantíssimos da Guerrilha do Caparaó.
Mas a grandeza de Bibiano Alex Rocha e de sua obra não param por aqui. Bibiano escreveu recentemente, aquele que promete ser um BEST SELLER, em breve devido ao tema e maneira como abordou o personagem e seus movimentos.
Bibiano deu vida a um cãozinho personificando suas ações em uma maneira revolucionária de abordagem, ou seja, ao escrever o livro “ZE FUCIM” Bibiano Alex rocha supera as expectativas dos leitores.
ZÉ FUCIM, um cachorro revolucionário que descobre através da leitura e do conhecimento a possibilidade de promover mudanças no mundo. Ze Fucim consegue reunir outros animais e criar legislações pertinentes a direitos dos cidadãos, com uma linguagem bastante contundente e ao mesmo tempo de fácil compreensão.
Eu recomendo a leitura das duas obras do escritor Bibiano Alex Rocha: NOS BASTIDORES DA PM” e “ ZÉ FUCIM”, pelo conteúdo e alcance dos textos.
Enfim, boa leitura e bom proveito dos ensinamentos disponibilizados pelo autor.

* CLAUDIO CASSIMIRO DIAS, Cabo PM, Poeta e Escritor, Pós-Graduado (Latu Sensu) em Criminologia, Bacharel em Direito, Bacharel em Historia, Acadêmico Efetivo Curricular da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Policia Militar de Minas Gerais, Cadeira 28, Ex-Assessor Jurídico do CSCS/PMBMMG, Terceiro-Sargento da Reserva do Exército, Ex-Representante dos Militares da Ativa no Conselho de Previdência do Estado (CEPREV/MG), Avaliador do Concurso de Poesia da PMMG, Dramaturgo, Pesquisador da Historia Militar e Palestrante.

3 comentários:

  1. É verdade, o Bibiano me pareceu uma pessoa dígna, honesta e de grande coragem.
    Tive a oprtunidade de conhecê-lo e conversei algumas vezes com ele quando eu participava da diretoria do CSCS como Conselheiro do então presidente CB Valadares.
    Se não me engano a época ele tentava retornar à corporação com apoio da entidade, mas não obteve sucesso, não sei os motivos.

    ResponderExcluir
  2. NÃO CONSIGO VISUALIZAR AS FOTOS DA REUNIÕES.

    ResponderExcluir
  3. Caro Quinto Filho, postarei novamente... Em tempo envie-me novamente seu email no meu claudinhocd@bol.com.br

    Abraço.

    ResponderExcluir

ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS "CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA" ENTREGA TROFÉU, E TEM INAUGURADA A NOVA SEDE.

MATÉRIA EM CONSTRUÇÃO...  O PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA, REALIZOU NA MANHÃ DO...