quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CABO CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS (BLOG DO CABO CLÁUDIO DIAS) EM VISITA AO BATALHÃO DE MANHUAÇU (SENTINELA DO CAPARAÓ)




NOTA DO GESTOR DO BLOG: ESTIVE EM MANHUAÇU E PERCEBI QUE O DÉCIMO PRIMEIRO BATALHÃO É UM BATALHÃO EM POSIÇÃO MUITO ESTRATÉGICA E APESAR DE EU TER IDO NUMA QUARTA FEIRA, E PORTANTO, O EXPEDIENTE JÁ HAVIA FINDADO FUI MUITO BEM RECEBIDO PELO SENHOR SARGENTO JÚLIO MÁRCIO E PELO SOLDADO TAMUR. ENCONTREI TAMBEM O SARGENTO MARCOS QUE ESTAVA PREPARANDO UMA INSTRUÇÃO DE TROPA.
APROVEITO PARA EM NOME DESSES POLICIAIS MILITARES SAUDAR A TODOS OS VALOROSOS POLICIAIS MILITARES DA CIDADE DE MANHUAÇU E REGIÃO.

11º BPM


11º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR - MANHUAÇU (MG)

HISTÓRICO

      Em 10 de Agosto de 1963, surge na cidade de Manhuaçu “o Sentinela do Caparaó”, unidade responsável pela manutenção da ordem pública na Região Vertente Ocidental do Caparaó. A Unidade foi criada pela Lei nº 1.526, de 31 de Dezembro de 1956 e instalado oficialmente em 10 de Agosto de 1963, com a presença do Governador Magalhães Pinto. O Batalhão ocupou inicialmente as instalações do antigo Ginásio Manhuaçu ficando de 10 de Agosto a 16 de Dezembro de 1963.
 
 


Fachada principal do 11º BPM
Imagem de Manhuaçu, sede do 11º BPM
 
   

 
    Nesta data transferiu-se para um galpão da Rede Ferroviária Federal, no bairro denominado “Batalhão Velho”. Em 10 de Janeiro de 1971 com a presença do Governador Israel Pinheiro foi a Unidade transferida em definitivo para suas atuais instalações, às margens da BR 262, no Bairro São Jorge. Seu primeiro Comandante foi o Major PM Luciano Antônio dos Santos. Criado nos momentos que antecediam a grave crise institucional, no país, soube o 11º BPM justificar sua existência, tomando parte ativa nos rumos do Movimento Revolucionário de 64, cabendo à unidade ocupar pontos estratégicos da malha viária da região, bem como guarnecer as fronteiras de Minas com Espírito Santo e Rio de Janeiro. A participação efetiva do então 11º Batalhão de Infantaria na Guerrilha do Parque Nacional do Caparaó rendeu-lhe o carinhoso nome de Sentinela do Caparaó. O passado do “Sentinela do Caparaó” se confunde com a própria história da Milícia de Tiradentes, marcada por inúmeras lutas, conquistas e feitos heróicos. Ad Augusta Per Augusta (Caminhos difíceis, missões mais nobres) é o lema do 11º BPM; e com ele o “Sentinela do Caparaó” tem a certeza de que o trabalho profícuo é reconhecido.

 
RESPONSABILIDADE TERRITORIAL
 

    O 11º Batalhão de Polícia Militar tem a sua sede localizada em Manhuaçu e exerce responsabilidade pelo policiamento ostensivo da ordem pública em 24 municípios: Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Caputira, Chalé, Durandé, Espera Feliz, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Pedra Bonita, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Sericita e Simonésia. Segue abaixo o organograma da Unidade:

 

COMANDO

 
    O atual Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar é o Tenente Coronel PM Luiz Carlos Rhodes de Souza. Contatos podem ser mantidos com ele através do fone: (33) 3339-6700 ou através do e-mail: 11bpm@pmmg.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS "CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA" ENTREGA TROFÉU, E TEM INAUGURADA A NOVA SEDE.

MATÉRIA EM CONSTRUÇÃO...  O PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA, REALIZOU NA MANHÃ DO...