segunda-feira, 21 de outubro de 2019

De engraxate a jornalista: No Centenário do Repórter Raimundo Nonato Dias conheça um pouco da história do cidadão que nasceu dentro de um vagão de trem e tornou-se cidadão honorário de Belo Horizonte. Hoje, dia 21 de outubro data em que se comemora o Centenário de Raimundo convidamos a todos a visitar esta exposição virtual sobre a vida e obra.





NA SEMANA DO CENTENÁRIO DO JORNALISTA RAIMUNDO NONATO DIAS, ANO EM QUE COMPLETARIA 100 ANOS DE VIDA, O BLOG DO SARGENTO CLÁUDIO DIAS DIVULGARÁ UM POUCO DA HISTÓRIA, EM TEXTO E FOTOS, DESSA PERSONALIDADE QUE NOS ENSINOU E ATÉ HOJE, NOS ENSINA ATRAVÉS DOS ENSINAMENTOS DEIXADOS, PELO EXEMPLO E PERSEVERANÇA.

NASCIMENTO: 21 DE OUTUBRO DE 1.919
FALECIMENTO: 10 DE MARÇO DE 2.000.




Raimundo Nonato Dias, nasceu em 21 de outubro de 1919, na região de Diamantina, na cidade de Corinto, em uma composição férrea, entre as cidades de Monjolos e Santo Hipólito. Foi engraxate, trabalhou em uma fábrica de arames, no bairro Santa Efigênia, dentre outros ofícios, estudou para o exame de admissão, foi aluno bolsista no Colégio Padre Anchieta, e passou por muitas dificuldades até ser aprovado no concurso na Empresa de Correios e Telégrafos, onde exerceu a profissão de carteiro e trabalhou muitos anos na região do bairro Carlos Prates.
Raimundo Nonato Dias é pai de Antônia Eustáquia Dias (Tunica), Cláudio Cassimiro Dias, Mauro Cassimiro Dias, Júlio Cassimiro Dias, e Cristina Cassimiro Dias. Casado com Lúcia Cassimiro Dias, hoje com 92 anos de idade, e que cuidou de Raimundo Nonato Dias até seu último dia, na terra.
Casamento de Raimundo Nonato Dias e Lúcia Cassimiro Dias, na Igreja de São Sebastião em Pedro Leopoldo.

Como ele acreditava que somente a educação poderia fazer a diferença, abria sempre as portas de sua casa oportunizando aos  sobrinhos, esta possibilidade de um futuro melhor. Cito aqui a Mariazinha,(Fidalgo) e a Indinha (Matozinhos) que residiram por um período para estudar. Além deste feito,  criou juntamente com a esposa Lúcia Cassimiro Dias, uma sobrinha, e nossa prima irmã,  Mercês Magela Cassimiro chamada carinhosamente de Cecinha.
 Ele sempre incentivava as pessoas a estudar para a busca do conhecimento e uma qualidade de vida melhor.
Raimundo Nonato Dias faleceu em 10 de março de 2.000, aos 80 anos de idade, em um hospital da região da Pampulha, vitima de uma embolia.
Na tenra idade interessou-se por idiomas ao conhecer uma família de Ingleses que morava no Brasil, e por pouco não o levaram para fora do País. Aprendeu falar Inglês, e depois outros idiomas, tornando-se um poliglota.
Amante da fotografia e das artes visuais, aprendeu o ofício de fotógrafo e repórter, tendo trabalhado no Jornal Diário de Minas, Diário do Comércio, nos Diários Associados, com Januário Carneiro, no Diário da Tarde(um jornal produzido pelo Estado de Minas), e mais tarde, foi nomeado assessor de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte.
Teve como hobby a pintura em tela, em óleo e acrílico, e fez diversos quadros tendo como temática preferida, as cidades históricas, a natureza morta e casas do interior de Minas Gerais. Teve como amigo das artes o Pintor Raimundo Costa, e teve uma pequena passagem pela Escola Guignard, onde ele falava ter aprendido alguns traços. Como artista plástico expôs em algumas salas em Belo Horizonte, sendo a última na Rua Bahia, próximo a Rua Goiás e Avenida Augusto de Lima.
Foi homenageado como Carteiro Padrão, por mais de uma vez, e recebeu a Comenda Jornalista Geraldo Teixeira da Costa, do Sindicato "Casa dos Jornalistas de Minas Gerais".
Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em destacada solenidade.
Em um concurso de fotografias do Mineirão ganhou o primeiro e segundo lugares, com fotografias tiradas durante cobertura fotográfica em partidas de futebol.
Trabalhou ao lado de Jornalistas, como Teodomiro, Mauro Santayana,  dentre outros importantes nomes do jornalismo e fotografia em Minas Gerais.
Foi um dos fundadores da Associação dos Repórteres Fotográficos de Belo Horizonte, quando foi eleito e ocupou a primeira Vice Presidência, da entidade que tinha a sede dentro do Sindicato dos Jornalistas, na Avenida Alvares Cabral, número 400.



Como fotógrafo registrou diversos eventos e casamentos da época. Fez matérias jornalísticas sobre patrimônios, igrejas, casarões, dentre eles a Casa de Fernão Dias Paes Leme, no Distrito de Sumidouro, em Fidalgo, entre Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, e Igreja dos Cochos, no distrito Lagoa de Santo Antônio, no município de Pedro Leopoldo, o que culminou na reforma desses espaços e conservação sendo alçados ao título de Patrimônio Histórico.

CONTINUAÇÃO... PARTE II




Tentaremos expor aqui nessa matéria, em homenagem ao meu Pai, o Jornalista Raimundo Nonato Dias, algumas passagens de uma vida, na face da terra, que como qualquer ser humano teve momentos difíceis, momentos bons e por que não, momentos comuns a todos, mas que teve a disposição e força de coragem de enfrentar preconceitos, a pobreza, e obstáculos naturais da vida, e conseguir "dar a volta por cima".

Sentado no sofá da sala, em alguns momentos do dia e a noite, as vezes nos intervalos laborais, durante a semana, e muitas vezes nos finais de semana, Raimundo Nonato Dias praticava ensinamentos a todo o momento, com palavras que nos faziam refletir e entender um pouco das mil faces do mundo.
Com aconselhamentos, ditados populares e lições de vida, ele procurava nos direcionar por caminhos onde o Homem estivesse sempre vivendo com honradez, caráter e senso de justiça, dentre outros predicados, que para ele não poderiam faltar ao cidadão de bem.
Falar de um Pai e de uma pessoa que muito se preocupava com nosso bem estar, parece as vezes, um assunto particular, e que diz respeito somente a família. Mas, nosso objetivo em trazer a público a história de Raimundo Nonato Dias é mostrar as novas gerações que é possível, com sacrifício e luta cotidiana, com ética e boas ações, chegar-se a patamares não imagináveis aos nossos olhos.
Raimundo Nonato não foi e nunca teve essa pretensão de servir de espelho para as pessoas, e nem nos impôs uma ou outra conduta. Mas, comentava sempre que via algum fato ou ocorrência, sob o aspecto do certo e do errado, ou do conveniente e do inconveniente.
Lembro-me quando ele dizia sobre não faltar as aulas, chegar no trabalho e sair nas hora certa, não atrasar e cumprir as obrigações avençadas. Pagar o que deve, não invadir o espaço das pessoas, e nem extrapolar o permitido.
Curioso que mais tarde vim a saber que tudo falado pelo meu pai para a gente, estava previsto na nossa Constituição, e ele apenas estava nos explicando de forma didática e mais simplificada. 
Esses ensinamentos não ficavam somente na amplitude de nosso lar, pois Raimundo Nonato Dias passou a ser considerado um exemplo e que muitos pais queriam que ele conversasse também com seus filhos, dando bons conselhos e lições.
Deu aulas de inglês para vizinhos, aulas de pintura e criou uma sessão de cinema, tão, logo ele adquiriu uma máquina Projetora de imagem. O cineminha era projetado na parede de nossa casa, e aberta a todos que quisessem assistir. 
Lembro-me de várias películas de cinema que não tinham voz, ou seja, era do cinema mudo, e em preto e branco. Cito aqui alguns: Charles Chaplin, Gato Félix, Fernão Dias Paes Lemes (Os Bandeirantes), Documentários diversos.
Nos idos dos anos 40, 50, 60, 70 e 80 Raimundo Nonato Dias  fotografou muitos casamentos e eventos, de vizinhos, parentes e conhecidos. Nas gavetas ainda encontramos algumas fotografias amareladas pelo tempo, mas que retrataram bem a época e os acontecimentos.
Postarei algumas fotografias (em preto e branco) e que eram reveladas no revelador, que era composto por uma câmara escura, uma especie de bacia ou recipiente, onde se colocava os líquidos revelador e fixador, para que a imagem surgisse no papel fotográfico. Tinha ainda um projetor, onde se colocava o negativo para projetar com um flash de luz no papel, e só após isso o papel era levado para o quarto escuro para revelação. Depois desse processo, o papel com a fotografia, ou retrato, como era chamado na época ficava dependurado secando por um bom período, em um varal improvisado com grampos ou pregadores.
Veja alguns retratos da época feitos por Raimundo Nonato Dias:   



Raimundo Nonato Dias foi repórter esportivo, repórter policial e freelancer em alguns periódicos. 










PARTE III - RAIMUNDO NONATO DIAS FOI UM SERTANEJO QUE VEIO PARA CAPITAL TENTAR A VIDA, MAS QUE NÃO ESQUECEU SUAS RAÍZES, E NOS MESMOS MOLDES DE GUIMARÃES ROSA VIAJOU O INTERIOR E RETRATOU EM FOTOS E NA PINTURA EM TELA, TUDO O QUE VIA NOS INTERIORES DE MINAS. AUXILIOU COM SUAS PINTURAS E SEUS RETRATOS NA RESTAURAÇÃO E COM QUE DESPERTASSEM OS OLHARES PARA AS OBRAS, IGREJAS, OBRAS SACRAS, CASARÕES EM RUÍNA, E O OLHAR SOBRE OS MORADORES DOS LOCAIS POR ONDE PASSOU. O GRANDE JOÃO GUIMARÃES ROSA RETRATOU OS LUGARES E PESSOAS, NA PODEROSA ESCRITA, E RAIMUNDO NONATO DIAS RETRATOU EM IMAGENS FOTOGRÁFICAS E NAS TELAS QUE PINTOU.
Raimundo Nonato Dias em diversas experiências e momentos na vida.


Raimundo Nonato Dias recebeu o título de CARTEIRO PADRÃO por mais de uma vez, dos Correios e Telégrafos. Ele nos ensinava sempre que quando tivermos de cumprir uma tarefa, que procuremos cumpri-la da melhor e mais perfeita forma possível.






Raimundo Nonato Dias, quando estava na função de Chefe de Fotografia do Jornal Diário de Minas recebeu uma homenagem da Empresa, das mãos do Diretor Jornalista Maurílio Brandão. (matéria publicada no jornal do dia 1º de março de 1.974, na página 7, do Diário de Minas, que segue abaixo).

No Jornalismo Esportivo, Raimundo Nonato Dias destacou-se com sua camera fotográfica obtendo diversas fotos "furo de reportagem" pelo ângulo, enquadramento, oportunidade e sobretudo, o tino jornalístico e fotográfico. 
Veja abaixo uma reportagem sobre uma dessas fotografias de Raimundo Nonato Dias que fizeram sucesso no meio jornalístico: (Jornal de 26 de abril de 1.959, página 10 do Diário de Minas).





Algumas fotografias lhe rendaram premiações em diversos concursos de fotografia e reportagem. Foi o primeiro fotógrafo esportivo, conhecido nacionalmente, a fotografar a bola entrando no gol, uma vez que antes disso a preocupação era fotografar o lance, o chute e o goleiro em ação.

O Reporter policial em ação

Raimundo Nonato Dias trabalhou como repórter policial em tempos difíceis onde conseguir uma fotografia de crimes e ações delituosas era muito complicado, e o repórter tinha de ter uma capacidade de capturar a foto sem chamar muita atenção e ainda tentar a mesma foto de outros ângulos.
Lembrando que a fotografia era em preto e branco, o filme era de 12, 24 e 36 poses, e se o filme "velasse", ou seja, se entrasse luminosidade na câmera, ou o filme enrolasse ou prendesse dentro, as fotos estariam perdidas e consequentemente, a matéria jornalística sairia sem a fotografia do ocorrido. Se isso ocorresse seria um fiasco para o repórter.





CURIOSIDADES:
RAIMUNDO NONATO DIAS GOSTAVA DE DANÇAR UM ESTILO CHAMADO CHARLESTON E TOCAVA GAITA, ALÉM DE GOSTAR MUITO DE JAZZ E MÚSICA CLÁSSICA. TINHA UMA FEIÇÃO SÉRIA, E MUITO CAUTELOSO NAS PALAVRAS, MAS ERA UMA PESSOA MUITO CULTA, CATIVANTE E UM INCENTIVADOR DE PESSOAS E TALENTOS.


Na redação do Jornal.

RAIMUNDO NONATO DIAS MOSTRANDO AO ARTISTA PLÁSTICO RAIMUNDO COSTA, COM O QUAL TEVE UM CONVÍVIO MUITO PRÓXIMO, A PLACA DE AGRACIAMENTO E RECEBIMENTO DA COMENDA "GERALDO TEIXEIRA DA COSTA". A PLACA ENCONTRA-SE AFIXADA NA PAREDE DO SINDICATO DO JORNALISTA (CASA DO JORNALISTA).
RAIMUNDO NONATO DIAS É COMENDADOR DO MÉRITO JORNALÍSTICO.



Solenidade de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Jornalístico  "Geraldo Teixeira da Costa". Fotografia: Momento em que a esposa LÚCIA CASSIMIRO DIAS entrega a Comenda.


Raimundo Nonato Dias era muito admirado pelos alunos, amigos e parentes. Presenciamos muitas pessoas atravessarem a rua para cumprimentar nosso pai e muitos indo em nossa casa para agradecer uma ou outra conquista que conseguiam, por aconselhamento e incentivo dele.

O Jornalista Raimundo Nonato Dias recebeu a Medalha do Mérito Legislativo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em concorrida e destacada Sessão, no Plenário da Câmara, que contou com a presença de autoridades, amigos, familiares e representantes da Imprensa e diversos setores da sociedade mineira.



CONHEÇA MAIS UM POUCO DA HISTÓRIA DE RAIMUNDO NONATO E HONRARIAS RECEBIDAS PELO TRABALHO SEMPRE PROFÍCUO E DESTACADO, E A BUSCA CONSTANTE DE APRIMORAMENTO E ESPECIALIZAÇÕES, PARA MELHOR DESEMPENHO DAS ATRIBUIÇÕES E TAREFAS.




DIPLOMA RECEBIDO POR RAIMUNDO NONATO DIAS DAS MÃOS DO CORONEL JOSÉ ORTIGA, COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, PELA PASSAGEM DO 138º ANIVERSÁRIO DA PMMG, NO ANO DE 1.969.











VEJA ALGUMAS TELAS DE RAIMUNDO NONATO DIAS



















A CASA DO JORNALISTA FEZ PARTE DA VIDA DE RAIMUNDO NONATO DIAS COMO PONTO DE REFERÊNCIA E LOCAL DE CONCENTRAÇÃO DE JORNALISTAS PARA DEBATES, EVENTOS E CONVÍVIO PERIÓDICO EM PROL DO JORNALISMO EM MINAS GERAIS.
AO PASSAR LÁ EM FRENTE NESTA SEMANA, MAIS PRECISAMENTO, NO DIA 14 DE OUTUBRO, POR VOLTA DAS 06:30 HORAS, NÃO ME CONTIVE EM FOTOGRAFAR A FACHADA, CASA NA AVENIDA ALVARES CABRAL, NÚMERO, 400, LOCAL ONDE PAI TRABALHOU, FOI ASSOCIADO E AO FIM DA VIDA, LÁ FOI VELADO, EM UM FINAL DE SEMANA MUITO TRISTE E DE DESPEDIDA PARA FAMILIARES E AMIGOS.
NO DIA DO FALECIMENTO DE NOSSO PAI, RAIMUNDO NONATO DIAS, A PRESIDENTE DA CASA DO JORNALISTA, DINORAH MARIA DO CARMO AUTORIZOU  QUE O VELÓRIO OCORRESSE NO SALÃO NOBRE DA REFERIDA CASA. (FICA AQUI NOSSO ETERNO AGRADECIMENTO PELA ATENÇÃO DISPENSADA, AO "MUNDICO", APELIDO CARINHOSO, COMO ALGUNS FOTÓGRAFOS O CHAMAVAM.






Raimundo Nonato Dias recebeu diversos agraciamentos pelo trabalho e profissionalismo. Mas, apresento aqui dois troféus que ele demonstrava certa admiração, talvez pela história de vida, pelo momento e mesmo pela expressividade de cada um. Um troféu recebido da Companhia de Correios e Telégrafos e o outro do Jornal Diário de Minas. Veja abaixo:





RAIMUNDO NONATO AMAVA A FOTOGRAFIA E AS IMAGENS EM MOVIMENTO ATRAVÉS DAS FILMAGENS QUE FAZIA, E QUE PROJETAVA PUBLICAMENTE, SEMPRE QUE TINHA UMA OPORTUNIDADE.
COMPROU DIVERSOS EQUIPAMENTOS, CÂMERAS FOTOGRÁFICAS, FILMADORAS, PROJETORES, LENTES OBJETIVAS E ACESSÓRIOS.
ABAIXO, A NOSSA FAMÍLIA DISPONIBILIZOU ALGUNS EQUIPAMENTOS PARA A "DEGUSTAÇÃO" DE TODOS E PARA CONHECIMENTO DE UM POUCO DA HISTÓRIA VIVIDA E PRODUZIDA PELO NOSSO AMADO E SAUDOSO PAI, RAIMUNDO NONATO DIAS. 
O ACERVO DE RAIMUNDO NONATO DIAS PERMITE TAMBÉM PERCEBER O DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA NAS CÂMERAS FOTOGRÁFICAS. 





































 O REPÓRTER RAIMUNDO NONATO DIAS AO LADO DA SENHORA SARAH KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, ESPOSA DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, EM EVENTO SOCIAL EM BELO HORIZONTE.


 PROJETOR DE CINEMA DO ACERVO DA FAMÍLIA DE RAIMUNDO NONATO DIAS


 PLACA RECEBIDA DA ASSOCIAÇÃO DOS REPÓRTERES FOTOGRÁFICOS E CINEMATOGRÁFICOS DE MINAS GERAIS.

 PROJETOR DE SLIDES, COM O QUAL RAIMUNDO NONATO DIAS COMPLETAVA A EXIBIÇÃO DE CINEMA QUE ELE PROJETAVA IMAGENS NA PAREDE DA CASA DA FAMÍLIA, PARA QUE TODOS OS VIZINHOS E AMIGOS PUDESSEM ASSISTIR.


PLACA RECEBIDA POR RAIMUNDO NONATO DIAS PELA RELEVANTE COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO 6º GE - GRUPO ESCOTEIRO DO AR BRIGADEIRO ANTÔNIO DE SAMPAIO. 


Raimundo Nonato Dias em visita ao Sindicato dos Jornalistas um pouco antes de adoecer e ter de deixar o que mais gostava de fazer, as reportagens, para as quais dedicou grande parte do conhecimento adquirido e da vida.

RAIMUNDO NONATO DIAS NOS DEIXOU E PARTIU PARA JUNTO DE DEUS, MAS FEZ O QUE É MAIS NOBRE NO SER HUMANO, FOI UM CIDADÃO QUE HONROU A EXISTÊNCIA NA TERRA, SEGUINDO OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS, CONSTITUCIONAIS, E SOBRETUDO, DE SER NA ESSÊNCIA DO SER.
A FAMÍLIA AGRADECE A TODOS QUE PARTICIPARAM DA VIDA DE NOSSO AMADO PAI, NA PESSOA DO JORNALISTA MANOEL HIGINO (PROVEDOR DA SANTA CASA) E CRONISTA DE DIVERSOS JORNAIS. FAZEMOS ISSO, PARA NÃO CORRERMOS O RISCO DE ESQUECER ALGUM DOS MUITOS NOMES QUE SEMPRE ESTIVERAM OU PASSARAM PELA VIDA DE RAIMUNDO NONATO DIAS.
A VOCÊ QUE LEU E ACOMPANHOU ESSA HISTÓRIA E EXEMPLO DE VIDA, NOSSO MUITO OBRIGADO!  

Autor: Cláudio Cassimiro Dias.
Organizadores: Lúcia Cassimira Dias (viúva do Raimundo Nonato Dias), Cristina Cassimiro Dias, Antônia Eustáquia Dias, Mercês Magela Cassimiro, Júlio Cassimiro Dias, Mauro Cassimiro Dias e Cláudio Cassimiro Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEL EDGAR SOARES FALECEU HOJE, DIA 18 DE ABRIL DE 2024. UMA TRAJETÓRIA ECLÉTICA E PROFICUA NA PMMG! O BLOG DO SARGENTO CASSIMIRO RENDE AS JUSTAS HOMENAGENS!

INFORMAÇÕES SOBRE VELÓRIO: Imagem enviada pela família. DESCANSE EM PAZ! MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS, CORONEL ANISIO MOURA ...