sexta-feira, 14 de agosto de 2015

DIFICULDADES NA ATUAÇÃO POLICIAL - Texto de Cláudio Cassimiro Dias



Texto de Cláudio Cassimiro Dias

Com o surgimento das cidades (polis) foi necessário também a formação do braço armado do estado para dirimir e apaziguar conflitos sociais entre os cidadãos. A polícia tem o papel de manter a ordem pública e a paz social. Mas, para isso se utiliza da coação e do poder coercitivo, quando não raras vezes o uso da força também se faz necessário.
Quando a policia atua em um conflito entre partes distintas, é comum que uma das partes sinta-se injustiçada, mesmo que o policial explique que a ação policial deve ser sempre imparcial.
Ao policial cabe um papel complexo, pois em questão de minutos ou segundos, ele deve agir e dar uma solução para o problema para o qual foi chamado a dar solução.
A sociedade, às vezes ingrata, deposita todos seus problemas e conflitos mal resolvidos, no policial. Na verdade, os cidadãos, no momento de desespero tem o apoio da polícia, porém, é o mesmo cidadão que lança pedras sobre esse anjo guardião, que muitas das vezes perde a vida para salvar a de outrem.
Ao policial resta se aprimorar e estar preparado, a cada dia, sempre e sempre para um novo e inevitável desafio.

CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, SARGENTO PM. Bacharel em Direito. Graduado em História. Pós Graduado em Criminologia pela PUC Minas. Acadêmico da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG. Palestrante e Pesquisador da História Militar. Gestor do Blog do Sargento Cláudio Dias e Movimento RET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário