segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

TEXTO DO SARGENTO JOSÉ LUIZ BARBOSA

Durante muito tempo nossos governos tem dado as costas à vontade de seu povo, não se importando em captá-la de forma ordenada. A falta de mecanismos organizados de transmissão da vontade do povo a seus representantes é o maior mal de que padece nossa democracia. 
Sem que se conheça a vontade do povo, ela não pode se realizar. Manifestações populares, embora essenciais, consistem apenas em sinais espontâneos e difusos de uma insatisfação e de uma revolta generalizadas, não suprindo a falta de mecanismos permanentes de diálogo entre os governos e o povo. Queremos contribuir para a construção desses mecanismos e o convidamos a nos auxiliar nesse processo, com suas idéias e propostas.
A democracia, como regime político, em que a legitimidade do poder político emana do povo, destina-se, como é óbvio, à realização da vontade popular. Em sua origem, o termo designa o governo do povo, mas sua expressão direta, isto é, a situação em que é o próprio povo que governa diretamente, somente pôde ser encontrada na antiga Atenas e, modernamente, em alguns Cantões Suíços.
Na modernidade, portanto, desde seu nascimento com as Revoluções Burguesas – inglesa, francesa e norte-americana – a democracia é representativa ou indireta, isto é, o povo governa por meio de representantes.
Esse é o modelo da chamada democracia liberal, de caráter eminentemente teórico, originado no Iluminismo, matriz da teoria democrática moderna.
Contudo, o governo popular por meio do representante, ou será uma mera ficção, um engodo, uma mentira conservadora, para manter o ordem social de um governo em verdade elitista, caso em que a democracia é apenas a máscara da oligarquia, ou, como pensamos, temos de buscar os meios para tornar essa idéia, o governo do povo, uma realidade.
Se o poder deve ser exercido pelo povo por meio do representante, a questão chave a ser respondida é a seguinte:
Leia e saiba como exercer seu poder de cidadão...
AQUI: http://politicacidadaniaedignidade.blogspot.com.br/2013/12/a-urgencia-e-necessidade-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SARGENTO AUXILIAR DE ENFERMAGEM DANIEL XAVIER DO HPM RECEBE IMPORTANTE HOMENAGEM DO COREN

  O Sargento PM Daniel Xavier, da enfermagem do HPM recebeu um destacado prêmio e homenagem, do Conselho Regional de Enfermagem. "PRÊMI...