Toninho Almada/Hoje em Dia
deslizamento de terra no sion - edifício Dona Berna
Edifício Dona Berna, que tem 20 andares, teve que ser evacuado para vistoria no imóvel

Moradores de 40 apartamentos do Edifício Dona Berna, no bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte, tiveram que deixar seus imóveis na madrugada desta quinta-feira (25). O prédio, que fica na rua Chicago, foi evacuado por militares do Corpo de Bombeiros depois que um barranco começou a deslizar.
 
O problema foi causado por uma obra de contenção do terreno feita pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O trabalho teve início há 15 dias e era aguardado desde 2010. Segundo testemunhas, por volta das 3 horas uma pequena quantidade de terra deslizou e impediu a entrada de pessoas no prédio.
 
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e orientaram os moradores a deixarem imediatamente seus apartamentos. Alguns só tiveram tempo de retirar poucas peças de roupas e documentos dos imóveis. Os idosos foram abrigados em uma pousada que fica próxima ao edifício.
 
Após vistorias e análises, foi constatado que a estrutura do prédio não foi abalada. Por volta das 7 horas os moradores foram liberados e puderam voltar a seus apartamentos.
 
Um dos responsáveis pela obra, identificado apenas como Guilherme, informou que apenas os tapumes que protegiam a entrada do prédio caíram, o que levantou grande quantidade de poeira no local. Conforme ele, não houve deslizamento e nenhum imóvel ou morador correu risco. A obra próximo ao prédio continuará normalmente.
 
Os moradores do prédio estão temerosos que novos deslizamentos possam ocorrer. Conforme eles, um caso semelhante foi registrado em 2010. Na ocasião, o acesso a garagem do edifício foi impedida, mas o deslizamento não chegou a abalar a estrutura do imóvel.
 
Atualizada às 11h20