terça-feira, 15 de julho de 2025

HISTÓRIA DA PMMG DESDE O REGIMENTO REGULAR DE CAVALARIA - RESUMO

A Polícia Militar de Minas Gerais: História e Trajetória na Sociedade.



* Autor: Cláudio Cassimiro Dias (Historiador).

Você sabia que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) é uma das instituições mais antigas do Brasil? Ela foi criada no dia 9 de junho de 1775, na cidade de Ouro Preto, com o nome de Regimento Regular de Cavalaria da Capitania de Minas Gerais. No começo, os policiais andavam a cavalo para proteger o ouro e manter a ordem na região.

Hoje, a PMMG é responsável por manter a segurança e a paz nas ruas de Minas Gerais. Os policiais fazem o policiamento ostensivo, ou seja, estão sempre nas ruas para prevenir crimes, ajudar as pessoas e manter a ordem pública.

A Polícia Militar é uma das forças de segurança pública do nosso país. Em todos os estados do Brasil, existe uma Polícia Militar. Elas trabalham em parceria com outras instituições, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. Segundo a Constituição Brasileira, essas polícias também podem ajudar o Exército Brasileiro, se for necessário.

Alguns nomes que a PMMG já teve

Desde que foi criada, a PMMG já teve vários nomes diferentes, de acordo com a época e o tipo de governo do Brasil. Veja só:

  • 1775 – Regimento Regular de Cavalaria da Capitania de Minas Gerais

  • Século XIX – Força Policial da Província

  • 1831 – Guarda Municipal Permanente

  • Final do século XIXForça Pública de Minas Gerais

  • 1930 em diante – Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), nome que permanece até hoje.

Os Dragões da Inconfidência

Os Dragões da Inconfidência são um grupo especial da PMMG. Eles representam a tradição histórica da polícia e participam de cerimônias importantes, como a posse de governadores. Eles usam uniformes parecidos com os do século XVIII, quando protegiam a Estrada Real, por onde passavam cargas de ouro e pedras preciosas.

Esse grupo simboliza o começo da história da PMMG e ajuda a manter viva a memória do passado, e possui o fardamento que remonta aquele tempo.

Curiosidade!

A PMMG tem mais de 40 mil policiais espalhados por todo o estado.

Ela é considerada uma das polícias mais bem treinadas do Brasil.

O patrono da PMMG é o herói *Alferes Tiradentes, que também fez parte da antiga cavalaria em Minas, mais precisamente, do Regimento Regular de Cavalaria de Minas.

*Alferes equivalia ao Posto/Graduação de Sub Oficial, ou Oficial Subalterno.


CLAUDIO CASSIMIRO DIAS, HISTORIADOR, ACADÊMICO DA ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA, ESCRITOR E PALESTRANTE.

terça-feira, 17 de junho de 2025

CEL FLAVIO AUGUSTO FAZ BRILHANTE PALESTRA EM ALUSÃO AOS 250 ANOS DA PMMG


 O CORONEL VETERANO FLÁVIO AUGUSTO, ACADÊMICO DA ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA, FEZ PALESTRA, NA MANHÃ DO DIA 14 DE JUNHO, NA SEDE DO SODALÍCIO, INTITULADA: 
"A PARTICIPAÇÃO DA FORÇA PUBLICA MINEIRA NA REVOLUÇÃO DE 1932 NO TÚNEL DA MANTIQUEIRA, NA CIDADE DE PASSA QUATRO -  MG".

O tema da palestra é fruto de um trabalho de pesquisa de campo e em arquivos historiográficos, com a finalidade de contar a importância da participação da PM Mineira, no evento, a partir do contingente de homens destemidos e valentes.

A reunião acadêmica foi presidida pelo Acadêmico Coronel José Anísio Moura, e contou com a participação de acadêmicos e convidados.























Fotos/Crédito: Yuri Silva Augusto,
Cláudio Cassimiro Dias.


segunda-feira, 9 de junho de 2025

Alguns Historiadores, pesquisadores e escritores que contribuíram com obras sobre a história da Polícia Militar de Minas Gerais

Historiadores, pesquisadores e escritores que contribuíram com obras e textos sobre a história da Polícia Militar de Minas Gerais:


  • Ten Cel. Capelão Luiz de Marco Filho

  • Francis Albert Cotta

  • Cláudio Cassimiro Dias

  • Cel. Klinger Sobreira de Almeida

  • Augusto de Lima Júnior

  • Cel. Flávio Augusto

  • Cel. Euro Magalhães

  • Theophilo Feu de Carvalho

domingo, 8 de junho de 2025

HISTÓRIA DA PMMG - 250 ANOS - EVENTOS COMEMORATIVOS

Autor: Cláudio Cassimiro Dias.

08/jun/2025

Polícia Militar de Minas Gerais comemora 250 anos de história

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está completando 250 anos no dia 9 de junho de 2025. Essa data é muito especial porque marca a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em 1775, na cidade histórica de Ouro Preto. Isso faz da PMMG a polícia mais antiga do Brasil.

Desde o início, a PMMG tem sido importante para proteger a população, manter a ordem nas cidades e ajudar o governo a garantir a segurança. Naquela época, Minas Gerais ainda era uma capitania, criada em 1720, e estava no auge do ciclo do ouro. Com tanto movimento e riqueza, era preciso ter uma força organizada para proteger as pessoas e os bens.

Durante esses dois séculos e meio, a Polícia Militar acompanhou muitas mudanças no Brasil: passou pelo Império, pela República, por várias revoluções, e até por disputas de fronteiras com outros estados, como o Espírito Santo. Ela também participou de momentos históricos importantes, como a Revolução de 1930.

A PMMG sempre foi conhecida pela sua disciplina, treinamento forte e trabalho em equipe. Hoje em dia, ela atua em todas as regiões de Minas Gerais e tem muitos programas voltados para a comunidade.

Comemorações dos 250 anos

As comemorações começaram no começo do ano e ficaram mais intensas neste mês de junho. No domingo, dia 8, a SuperBanda da PMMG fez um show gratuito na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Já no dia 9, segunda-feira, aconteceu a cerimônia oficial com a entrega da Medalha Alferes Tiradentes, uma homenagem a pessoas que se destacaram na área da segurança pública.

Na terça-feira, dia 10, teve a Solenidade do Dia do Veterano, para homenagear policiais que já se aposentaram. E à noite, a Orquestra Sinfônica da PMMG se apresentou na Sala Minas Gerais, com entrada gratuita (mediante retirada de ingressos).

Além disso, vários policiais estão participando de uma campanha de doação de sangue para a Fundação Hemominas, ajudando a salvar vidas e mostrando o compromisso da PMMG com a sociedade.

Antiga VILA RICA, hoje OURO PRETO: o começo de tudo

A cidade de Ouro Preto é o berço da PMMG. Foi lá que tudo começou, em 1775, com a criação do Regimento de Cavalaria, para proteger o ouro, combater crimes e manter a ordem. Ouro Preto era, naquela época, o principal centro político e econômico da região.

Um fato curioso é que Tiradentes, que é o patrono da PMMG e também herói da Inconfidência Mineira, fez parte desse regimento. Isso mostra como a história da Polícia Militar está ligada à luta pela liberdade e à identidade do povo mineiro.


CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, POLICIAL MILITAR VETERANO, PROFESSOR E PESQUISADOR DE HISTÓRIA. BACHAREL EM DIREITO, PÓS GRADUADO EM CRIMINOLOGIA, ESCRITOR E PALESTRANTE.



Fonte: Site da PMMG.

sábado, 31 de maio de 2025

PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL DE POLICÍAS Y PENITENCIARIOS CELEBRADO EM CHILE - 29 de mayo 2025.


 

El 29 de mayo de 2025 se realizó en Chile el Primer Congreso Internacional de Policías y Funcionarios Penitenciarios, con la participación de diversas autoridades y representantes de varios países de América Latina.
Participaron delegaciones de Argentina, Perú, México y Brasil, además de Carabineros, directores de Derechos Humanos y Bienestar, el Alcaide del Patronato de Reos, el sindicato ANTRAG, el Ministerio Público, el Colegio de Abogados, estudiantes de la Facultad de Derecho de la Universidad San Sebastián, el Círculo de Suboficiales Verde Legión, policías en retiro de la PDI, representantes de suboficiales en retiro de la Fuerza Aérea y del Ejército, entre otros.

Brasil estuvo representado por el Sargento PM Veterano Cláudio CASSIMIRO Dias, quien participó de forma remota, vía internet, invitado por el Presidente de la entidad organizadora, el Suboficial Carabinero ESTEBAN INFANTE.

El Sargento WALTER, de la Policía Militar de Minas Gerais (PMMG) y fundador de la Central Única de Militares Estatales, junto con el Sargento LEONEL, presidente de la Asociación de Militares de la Policía Militar de Santa Catarina (PMSC), enviaron mensajes de apoyo a la realización del Congreso.

El objetivo del Congreso fue el fortalecimiento de los Derechos Fundamentales de los policías.

A continuación, algunos momentos destacados y participaciones en el evento.

 

Tradução para a língua portuguesa: 

Na data de 29 de maio de 2025, no Chile aconteceu o Primeiro Congresso Internacional de Policiais e Agentes Penitenciários, com a participação de diversas autoridades e representantes de diversos países da América Latina.

Participaram Argentina, Peru, Brasil, Carabineiros, Diretores de Direitos Humanos e Bem-Estar, o Alcaide do Patronato de Reeducação de Reclusos e o Sindicato ANTRAG, Ministério Público, Ordem dos Advogados, alunos da Faculdade de Direito San Sebastián, Círculo de Suboficiais Legião Verde, policiais aposentados da PDI, representante dos Suboficiais da Força Aérea e do Exército na reserva, entre outros.

O Brasil foi representado pelo Sargento PM Veterano Cláudio CASSIMIRO Dias, a convite do Presidente da entidade, o Suboficial Carabineiro ESTEBAN INFANTE. A participação foi de forma remota, via internet.

O Sargento Walter, da PMMG, e fundador da Central Única dos Militares Estaduais, e o Sargento Leonel, Presidente da Associação de Militares da PMSC enviaram mensagens de apoio a iniciativa de realização do Congresso.

O objetivo do Congresso é o fortalecimento dos Direitos Fundamentais dos policiais.

Veja alguns momentos e participações no evento.










































PERIODISTA/JORNALISTA: Cláudio Cassimiro Dias. Registro Profissional: 0022219/MG. (Brasil).



HISTÓRIA DA PMMG DESDE O REGIMENTO REGULAR DE CAVALARIA - RESUMO

A Polícia Militar de Minas Gerais: História e Trajetória na Sociedade. * Autor: Cláudio Cassimiro Dias (Historiador). Você sabia que a Pol...