quinta-feira, 21 de março de 2013

Professor chama estudante de `macaco´


UFMG
Caso teria acontecido no CP da universidade, que se vê envolvida em outra denúncia de racismo
Publicado no Super Notícia em 21/03/2013

BERNARDO MIRANDA
FOTO: DANIEL IGLESIAS - 6.4.2010
CP fica localizado dentro do campus da universidade
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) registrou o segundo caso de racismo em menos de uma semana. Dessa vez um professor de português do Centro Pedagógico (CP) da instituição chamou de "macaco" um aluno negro do nono ano do ensino fundamental, de 14 anos. Ele foi afastado provisoriamente e um processo administrativo foi aberto para apurar o caso.

O fato ocorreu na última segunda-feira quando a turma onde o menino estuda estava assistindo a um filme. O professor teria saído da sala e, quando retornou, o garoto estava fazendo bagunça e rindo alto.

Nesse momento ele foi repreendido e houve a ofensa. Os familiares do aluno foram à escola anteontem, mas quando chegaram ao local o próprio professor já havia comunicado à direção sobre ocorrido.

A diretora do CP, Tânia Lima, lamentou o episódio e disse que o professor confirmou o xingamento, mas negou que o termo "macaco" teria sido usado de forma racista. "Infelizmente o professor usou esse termo. É lamentável, principalmente porque a UFMG é uma instituição que preza pela justiça e pela democracia"afirmou a diretora, que ainda disse que a escola vai procurar fazer ações de inclusão e ofertar ensino de qualidade.

Houve uma reunião entre os familiares, o professor e o garoto, que foi acompanhada por orientadores pedagógicos. Tânia disse que os pais estavam tranquilos, apesar da insatisfação com a atitude do educador.

Uma comissão de sindicância formada por três professores foi instaurada para apurar o fato. A comissão terá até 60 dias para concluir um relatório e o educador poderá ser punido com advertência, suspensão ou até expulsão da unidade.
Caloura `Xica da Silva´
O outro caso de racismo na UFMG ocorreu na sexta-feira passada, quando uma caloura do curso de Direito foi pintada de preto, acorrentada e segurou um cartaz escrito "Xica da Silva" em referência à escrava mais famosa da história mineira. No mesmo trote, outro aluno, pintado de vermelho, foi amarrado a uma pilastra e os veteranos que estavam ao lado posaram para a foto fazendo saudações nazistas. Os alunos envolvidos podem até serem expulsos.

Fim do vestibular

Assim como a UFMG, outras duas instituições federais de ensino superior do Estado confirmaram que vão aderir totalmente ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu). A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) anunciaram que a próxima edição do Enem será a única avaliação para candidatos aos cursos das instituições. (BM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TENENTE FERNANDES - UM GRANDE MESTRE DE NOSSA GLORIOSA PMMG - ATUALMENTE VETERANO COM MUITA HONRA!

 HOJE FALAREMOS, DE UMA PERSONALIDADE DE NOSSA GLORIOSA, QUE SE DESTACOU DURANTE SUA CARREIRA. SABEMOS QUE EM NOSSA POLÍCIA MILITAR E CORPO ...