terça-feira, 28 de março de 2017

Chuva deve continuar em BH hoje; aeroporto de Confins opera por instrumentos

Bombeiros atendem ocorrências de quedas de árvore e trânsito é lento em diferentes regiões nesta terça-feira

postado em 28/03/2017 08:26 / atualizado em 28/03/2017 10:08
Jair Amaral/EM/DA Press
A chuva deve continuar em Belo Horizonte ao longo desta terça-feira, segundo o Instituto PUC Minas TempoClima. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) pede que os motoristas redobrem a atenção nas estradas para evitar acidentes. Bombeiros realizam o corte de uma árvore no Bairro Céu Azul. O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, opera por instrumentos por conta da baixa visibilidade.
Motoristas encontram lentidão em diferentes pontos da capital nesta manhã. Segundo a BHTrans, um acidente na Avenida Cristiano Machado, antes da Estação do Metrô Floramar, deixa o trânsito lento no sentido centro até a altura do Shopping Estação. Ainda não há informações sobre os veículos envolvidos. Também há lentidão na avenida nos trechos entre a Estação São Gabriel e a Avenida Bernardo Vasconcelos, e entre a Avenida José Cândido da Silveira e o Túnel da Lagoinha.

A BHTrans também informa trânsito lento na Via Expressa, entre Conde Pereira Carneiro e Avenida Delta. Na Região Centro Sul de Belo Horizonte, motoristas que seguem para o Centro da capital enfrentam dificuldades na Avenida Nossa Senhora do Carmpo e BR-356, entre o BH Shopping e a Rua Colômbia, no Sion; na Raja Gabaglia, lentidão entre o Hospital Madre Teresa e Avenida do Contorno; na Aveni9da Amazonas, entre Miguel Gentil e Contorno; e na Avenida Tereza Cristina, entre Silva Lobo e Contorno.
Publicidade

A BHTrans também relata lentidão no Elevado Dona Helena Greco, também no sentido centro, na Avenida Alfredo Balena, em direção à Avenida Afonso Pena, e na Avenida Francisco Sales no sentido Bairro Santa Efigênia, entre a Avenida Brasil e o viaduto sobre a Avenida dos Andradas.

O Corpo de Bombeiros informou que atende um homem que capotou o carro na MG-424 em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele fraturou um dos braços e sofreu escoriações. A vítima será levada para um hospital de Lagoa Santa.

Mais cedo, um caminhão dos Correios saiu da pista no km 28 na MG-010, em Vespasiano, na Grande BH, ocupa a faixa da direita no sentido Belo Horizonte. Ninguém ficou ferido.

Por conta da pista molhada e baixa visibilidade em alguns trechos, a Polícia Rodoviária Federal pede que os motoristas adotem medidas de segurança nas estradas, entre elas acender os faróis, diminuir a velocidade, aumentar a distância para os demais veículos e nunca parar sobre a via.

Os bombeiros também foram chamados hoje para cortar uma árvore que caiu sobre uma casa  no Bairro Céu Azul, Região de Venda Nova. Segundo o solicitante, o tronco do abacateiro rachou e caiu sobre o imóvel de um vizinho na Rua Belarmino Giarola. A princípio não há feridos. Outra árvore caiu sobre a Rua Funchal, Bairro Ouro Preto, Região da Pampulha.

A BH-Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, informou que o terminal opera por instrumentos desde as 7h desta terça-feira. O aeroporto não chegou a ficar fechado. Até as 8h, não havia registro de atrasos ou cancelamentos. 

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) divulgou um alerta para volume de chuva entre 20 e 30 milímetros, com raios e ventos em torno de 40 quilômetros por hora até as 23h de hoje.

Jair Amaral/EM/DA Press


Previsão do tempo


De acordo com o Instituto PUC Minas TempoClima, o tempo nesta terça-feira é instável, com previsão de chuvas em todas as regiões de Minas Gerais. Na capital e na região metropolitana, o dia vai alternar períodos de céu encoberto com parcialmente nublado. A previsão é de chuva a qualquer hora do dia. A temperatura varia entre 17 e 26 graus, com umidade relativa do ar a 60%. Caso a temperatura aumente, pancadas de chuva não são descartadas. A tendência é que as áreas de instabilidade diminuam, deixando o tempo estável no fim de semana.

Também há previsão de chuvas mais intensas na Região Norte do estado e nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.

A menor temperatura registrada no estado foi na Região Sul de Minas, com 13 graus. Na próxima madrugada, é possível que ela caia para 10 graus na Serra da Mantiqueira. A tendência para os próximos dias é que as temperaturas mínimas fiquem menores também em Belo Horizonte, onde os termômetros podem marcar 16 e 14 graus na quarta e na quinta-feira, respectivamente.

A Comdec - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que a chuva que cai sobre a Grande BH desde a tarde de segunda-feira, já ultrapassou os percentuais históricos do mês de março. A Região do Barreiro é a mais afetada pelas chuvas. Somente neste mês foram 222 milímetros de chuva, enquanto a média história é 136%.

A Região Oeste também registrou alto indíce de incidência de chuva em março. Foram 220,8 milímetros de chuva, ultrapassando a média histórica de 135%. 

Na chuva do início da semana, a região mais afetada foi Venda Nova, com 55 milímetros.

Veja o acumulado de chuvas em BH divulgado nesta manhã pela Defesa Civil:

Acumulado de chuva (mm) por Regional  de 7h de segunda (27) até 7h terça (28):
BARREIRO - 36,8
CENTRO-SUL - 18
LESTE - 43,8
NORDESTE - 52,2
NOROESTE -  22,8
NORTE - 40,2
OESTE - 37,6
PAMPULHA - 37
VENDA NOVA - 55

Acumulado de chuva (mm) por Regional no mês de março até as 7h de terça (28) e % da média histórica:

BARREIRO - 222 (136%)
CENTRO-SUL - 151,5 (93%)
LESTE - 158,2 (97%)
NORDESTE - 117,2 (72%)
NOROESTE - 105 (64%)
NORTE - 96,5 (59%)
OESTE - 220,8 (135%)
PAMPULHA - 136,2 (83%)
VENDA NOVA - 140,3 (86%)

Média Histórica: 163,5 mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário