quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

QUEIMA DE ÔNIBUS: UM CRIME QUE SE APROXIMA E SE ASSEMELHA MUITO AO CRIME DE TERRORISMO

TEXTO DE CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS - PÓS GRADUADO EM CRIMINOLOGIA E DIREITO.





A QUEIMA DE ÔNIBUS QUE TEM OCORRIDO EM ALGUMAS CIDADES, POR TODO O BRASIL, SE ASSEMELHAM MUITO AO CRIME DE TERRORISMO. ALGUÉM OU UM GRUPO DE PESSOAS AS MARGENS DA LEI (CRIMINOSOS) SE APROXIMAM OU ADENTRAM OS ÔNIBUS, ORDENAM QUE S PASSAGEIROS DESÇAM E EM SEGUIDA ATEIAM FOGO NO COLETIVO. 
JÁ OCORRERAM CASOS EM QUE AO ATEAR FOGO, OS MARGINAIS NÃO ESPERARAM QUE OS PASSAGEIROS DESCESSEM DO ÔNIBUS, INCLUSIVE RESULTANDO EM MORTE E OU FERIMENTOS GRAVES DE PASSAGEIROS.
PARA COMPLETAR A AÇÃO DELITUOSA, MUITOS REALIZAM ARRASTÕES E SUBTRAEM OS PERTENCES DOS PASSAGEIROS.
INCENDIAR ÔNIBUS É UMA AÇÃO, QUE DATA VÊNIA, NO MEU ENTENDIMENTO E DE ALGUNS ESTUDIOSOS E LEGISLADORES, SE ASSEMELHA MUITO AO CRIME DE TERRORISMO.
O PÂNICO TRAZIDO AOS PASSAGEIROS, ALÉM DO TEMOR DE PERDER A VIDA, AINDA CAUSA UM SOFRIMENTO AO TENTAR DESCER DO COLETIVO, SER PISOTEADO, SOFRER LESÕES, ISSO SE, POR UM MOTIVO OU OUTRO NÃO DER TEMPO DE ALGUM PASSAGEIRO DESCER DO ÔNIBUS EM CHAMA.
A LEGISLAÇÃO, COM SUAS BRECHAS E COMPLACÊNCIA, COLABORAM DE UMA FORMA COM A REINCIDÊNCIA DELITIVA. SENDO QUE MUITOS DESSES INCENDIÁRIOS ESTÃO LIGADOS AO TRÁFICO DE DROGAS E OUTROS CRIMES.
A POLÍCIA POLICIA, VIGIA, INVESTIGA, PREVINE, PRENDE, MAS AS LEIS.... AS LEIS... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário