segunda-feira, 30 de maio de 2016

Ex-secretário de Anastasia é preso durante operação em Belo Horizonte


Nárcio Rodrigues da Silveira (PSDB) foi levado para a sede do MPE-MG.
Operação prendeu outras 5 pessoas e cumpriu 16 mandados de busca.

Do G1 MG
Seis mandados de prisão foram cumpridos na manhã desta segunda-feira (30) durante a operação Aequalis, em Belo Horizonte. Um dos detidos é o ex-deputado federal Nárcio Rodrigues da Silveira (PSDB), que foi secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais durante o governo de Antonio Anastasia (PSDB), entre dezembro de 2010 e novembro de 2014. Nárcio Rodrigues também foi presidente do partido em Minas.
A assessoria de imprensa do Ministério Público informou que a operação Aequalis, do latim igual, tem a participação do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, mas ainda não há informações sobre o crime em investigação. A operação envolve o Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e a Polícia Militar (PM).
Nesta manhã, o ex-secretário foi levado no carro da polícia para a sede do Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPE-MG), na capital mineira, onde foi ouvido. À tarde, Rodrigues foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), para ser submetido a exame de corpo de delito e, depois, deu entrada na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A defesa dele não foi localizada.
De acordo com a PM, 16 mandados foram cumpridos nas regiões Centro-Sul e Noroeste da capital mineira. Documentos e computadores foram apreendidos em 14 endereços. Houve também buscas em Uberaba, no Triângulo Mineiro, onde três mandados de busca e apreensão são cumpridos nesta segunda-feira (30), conforme o MPE-MG.
Ex-secretário de Minas Gerais e ex-deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB) é preso durante operação em Belo Horizonte (Foto: Rádio CBN)Ex-secretário de Minas Gerais e ex-deputado federal Nárcio Rodrigues (PSDB) é preso durante operação em Belo Horizonte (Foto: Rádio CBN)
No dia da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o deputado federal Caio Narcio (PSDB-MG), filho do ex-secretário, votou pelo afastamento da petista e citou seu pai.

“Por um Brasil aonde meu pai e meu avô diziam que decência e honestidade não era possibilidade, era obrigação. Por um Brasil aonde os brasileiros tenham decência e honestidade”, afirmou o parlamentar no último dia 17 de abril, com uma bandeira do país nas mãos.

O G1 entrou em contato com a assessoria do PSDB em Minas e aguarda retorno.

Supostas irregularidades em obra
Nárcio Rodrigues Silveira, também jornalista e escritor, foi deputado federal por cinco mandatos. Obras realizadas em Frutal, no Triângulo Mineiro, durante a gestão dele como ex-secretário foram auditadas em 2015 pela Controladoria-Geral de Minas Gerais, que apontou irregularidades. Segundo o Ministério Público de Uberaba, a prisão dele tem a ver com esta investigação.

O Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Minas Gerais instaurou inquérito civil para apurar as irregularidades na obra. 

O ex-secretário disse em nota, em abril, que não teve participação no processo licitatório e no acompanhamento da execução de obras. Afirmou também que, caso haja, qualquer irregularidade ou desvio, a posição será sempre de pedir apuração criteriosa e punição dos eventuais culpados.
Nárcio Rodrigues Silveira já presidiu o PSDB estadual, por chapa apoiada por Aécio Neves e Antonio Anastasia, à época governador de MG vice (Foto: Reprodução/TV Globo)Nárcio Rodrigues Silveira já presidiu o PSDB estadual, por chapa apoiada por Aécio Neves e Antonio Anastasia, à época governador de MG e vice (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rocinha e outras 7 comunidades do Rio têm novos tiroteios

Pela manhã, criminosos atiraram contra policiais que faziam cerco à Rocinha, o que levou o governo do RJ a pedir reforço das Fo...