quinta-feira, 7 de abril de 2016

MAIS UMA CONQUISTA: CRAFS MAIS RÁPIDO


ARMAS DE MILITARES

Conforme havia assumido com vários Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais, o Deputado Federal Subtenente Gonzaga, juntamente com o Presidente da Aspra, Sargento Bahia, encontrou-se com o General de Brigada Ivan Ferreira Neiva filho, Chefe do Departamento de Gerenciamento de Armas e Munições, que controla o armamento e Munições dos Policiais e Bombeiros Militares.
Em agosto de 2015, o Subtenente Gonzaga encontrou-se com o General Neiva que havia assumido o gerenciamento do Sigma havia poucos dias, mas se comprometera a trabalhar pela solução do problema de demora excessiva na emissão dos CRAFs, bem autorizações para a compra de armas e munições pelos Militares.
Após dialogar com o Senhor Coronel Antônio Alves, Diretor de Apoio Logístico da PMMG, ficou muito claro que o Exército teria que melhorar a gestão do SIGMA, e uma das medidas sugeridas foi a descentralização do processamento para as Comandos Regionais do Exército, no caso de Minas Gerais a 4ª Divisão de Exército, e uma força tarefa para acelerar a liberação da pendências de Minas Gerais.
O General Neiva reconheceu que há necessidade de melhorar esses processamentos para que esses pedidos tenham o trâmite interno Exército de no máximo 30 dias, e que considera sim a possibilidade da descentralização, que inclusive, esta medida já faz parte do seu planejamento.
O Deputado Subtenente Gonzaga e o Presidente da Aspra, Sargento Bahia aproveitaram para abordar também o debate que está acontecendo na Câmara dos Deputados e que deverá ser intensificado nos próximos dias, que é a proposta de desmilitarização das Policiais, que será alimentado pelo debate de uma nova arquitetura para a segurança pública, e o caráter militar das Policiais Militares será objetivo de um grande debate.
O General Neiva, o Presidente da Aspra, Sargento Bahia e o Subtenente Gonzaga convergiram na convicção de que, ao contrário do que alguns pregam, como os Delegados, o modelo de organização das Policiais Militares é um importante fator de maior eficiência e eficácia “ao contrário do que pregam alguns delegados, ainda que mediante prestação de contas, os policiais têm muito mais autonomia de decisão, seja no comando da Rádio Patrulha, na execução do policiamento ostensivo, e mesmo no comando de uma Unidade ou fração. Enquanto a decisão do policial militar tem de ser imediatamente ao fato, as diligencias na Policia Civil são programadas e presas a orientação previa do presidente do inquérito, que sempre é o delegado. Portanto, o Policial militar está muito mais acostumado à tomada de decisão, que pode representar sua vida ou sua morte. E isto são princípios que potencializa a capacidade de resposta também no modelo de policia de ciclo completo.”
Ao final, o General Neiva, que foi extremamente receptivo às nossas ponderações, manifestou sua compreensão com as razões dos Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais, e se comprometeu a buscar soluções, que pode passar inclusive pela descentralização.

*Deputado Federal Subtenente Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA REALIZA CONCORRIDA SESSÃO ACADÊMICA

Na manhã do dia 13 de abril, de 2024, na sede da AOPM, a ACADEMIA DE LETRAS DOS MILITARES MINEIROS CAPITÃO MÉDICO JOÃO GUIMARÃES ROSA realiz...