terça-feira, 22 de março de 2016

CARTA ACADÊMICA DA ACADEMIA DE LETRAS DA PMMG - Para conhecimento.




 ACADEMIA DE LETRAS “JOÃO GUIMARÃES ROSA” DA PMMG

   
    Belo Horizonte – MG, 17 de março de 2016.
    Prezado(a) Confrade(eira):
    Saúde e Paz!
                     A Centésima Sexagésima Nona Reunião Ordinário-Administrativa desta Casa Rosiana realizou-se, às 8h 30min de 5 de março de 2016, nesta Sede, quando e onde o Acadêmico Efetivo-Curricular Cláudio Cassimiro Dias proferiu a Confrades, Confreiras e Convidados a Palestra Língua Portuguesa nas Redes Sociais, aplaudida e elogiada por Todos os presentes a essa tão importante contribuição intelectual, dentre os quais a filha do Palestrante Ana Beatriz V. Dias.
                     Justificaram ausência o Confrade Francisco Wélber Costa e a Confreira Ana Lívia Azevedo Castro.
                    No Expediente, tratou-se de homenagem ao Centenário Natalício do Confrade Affonso Heliodoro dos Santos (às 16h de 16 de abril de 2016, no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal––Brasília, em ato coparticipado por esta ALJGR/PMMG, COPM/BMMG, UMMG e APM Pr. Min.); lançamento de livro do Coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes pelo Clube dos Oficiais (no Salão Rubi, às 19h 30min de 8 de março de 2016); importante reforma de nossas instalações físicas pelo mesmo Clube; recebimento de doação de livros da 3iEditora, por gentileza do respectivo Editor, Sr. Idmar; recebimento do Livro A Vida Onde Quer que Seja, oferecido pela respectiva Autora, a Sra. Geni Nogueira; a relização de meu Curso de Língua Portuguesa por Totalidade Verbal, ao longo de cento e oitenta horas-aula, em Bom Despacho –– MG, em maio deste ano; a mudança de Ana Lívia  para a Cidade de Atlanta –– USA.                
                 Exerceram a Palavra a Confreira Sílvia de Lourdes Araújo Motta e os Confrades Klínger Sobreira de Almeida, Alcino Lagares Cortes Costa, Ari de Abreu ( enfática e apropriadamente sobre a densa e oportuna Palestra proferida pelo Confrade Cláudio Cassimiro Dias e sobre o Dia Internacional da Mulher) e Luiz Gonzaga Ferreira Limagolf ( para, após louvar a Mulher em sua data festiva, oferecer a nosso Acervo Bibliográfico o preciosíssimo Vocabulário-Adagiário-Manual NÃO PERCA O SEU LATIM, do portentoso brasilúngaro Paulo Rónai).
 Também falaram sobre a notável Palestra os Visitantes Pablo Tiago de Paulo (jornalista), Tenente Sóter Antônio Magalhães e Sargento Ângelo de Souza Roberto (Presidente da Academia de Letras de Matozinhos –– MG).
                Sintetizei a riquíssima biografia de Paulo Rónai e sua notável produção bibliográfica na Hungria e no Brasil, como filólogo, tradutor e organizador de coletâneas (emparceiradamente com o polimorfo e polígrafo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira), dentre as quais a soberba Antologia do Conto Húngaro, cujo prefácio leva o suor e a assinatura do Almenara Capitão-Médico João Guimarães Rosa, Gênio de nossa prosa de ficção e Patrono-Príncipe deste Sodalício Literocultural.


 ACADEMIA DE LETRAS “JOÃO GUIMARÃES ROSA” DA PMMG


    Nas Efemérides de Março, garimpei sobre os dias 8 e 14. O primeiro, como Data Internacional da Mulher –– sobre a qual li meu poema epilírico Mulher e o lírico Fortaleza,  de Elisabete Fernandes Rennó de Castro Santos ––; o segundo, consagrado à Poesia Brasileira, em razão do nascimento de Antônio Frederico de Castro Alves, em Curralinho –– BA, em 1847: como liame entre as figuras da Mulher e da Poesia Brasileira (no Dia Nacional da Poesia, ou também Dia da Literatura Brasileira), declamei, de Castro Alves, o poema lírico-bucólico-enarratório Hebreia, cujo sumo histórico ostenta-se belíssimo.
                   Nosso próximo encontro academial precisa muito da adesão de Confrades e Confreiras: às 8h 30min de 2 de abril de 2016, nesta Sede, proferirei a Palestra A Prosa Poética de Affonso Heliodoro dos Santos, como parte das homenagens a esse vultoso Militar-Intelectual.
                   Compareça, com parentes e amigos, a esse despretensioso trabalho de mentefacção!
   Atenciosa e fraternamente,


Acadêmico Efetivo-Comunial JOÃO BOSCO DE CASTRO,
Presidente da ALJGR/PMMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário