terça-feira, 22 de março de 2016

CARTA ACADÊMICA DA ACADEMIA DE LETRAS DA PMMG - Para conhecimento.




 ACADEMIA DE LETRAS “JOÃO GUIMARÃES ROSA” DA PMMG

   
    Belo Horizonte – MG, 17 de março de 2016.
    Prezado(a) Confrade(eira):
    Saúde e Paz!
                     A Centésima Sexagésima Nona Reunião Ordinário-Administrativa desta Casa Rosiana realizou-se, às 8h 30min de 5 de março de 2016, nesta Sede, quando e onde o Acadêmico Efetivo-Curricular Cláudio Cassimiro Dias proferiu a Confrades, Confreiras e Convidados a Palestra Língua Portuguesa nas Redes Sociais, aplaudida e elogiada por Todos os presentes a essa tão importante contribuição intelectual, dentre os quais a filha do Palestrante Ana Beatriz V. Dias.
                     Justificaram ausência o Confrade Francisco Wélber Costa e a Confreira Ana Lívia Azevedo Castro.
                    No Expediente, tratou-se de homenagem ao Centenário Natalício do Confrade Affonso Heliodoro dos Santos (às 16h de 16 de abril de 2016, no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal––Brasília, em ato coparticipado por esta ALJGR/PMMG, COPM/BMMG, UMMG e APM Pr. Min.); lançamento de livro do Coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes pelo Clube dos Oficiais (no Salão Rubi, às 19h 30min de 8 de março de 2016); importante reforma de nossas instalações físicas pelo mesmo Clube; recebimento de doação de livros da 3iEditora, por gentileza do respectivo Editor, Sr. Idmar; recebimento do Livro A Vida Onde Quer que Seja, oferecido pela respectiva Autora, a Sra. Geni Nogueira; a relização de meu Curso de Língua Portuguesa por Totalidade Verbal, ao longo de cento e oitenta horas-aula, em Bom Despacho –– MG, em maio deste ano; a mudança de Ana Lívia  para a Cidade de Atlanta –– USA.                
                 Exerceram a Palavra a Confreira Sílvia de Lourdes Araújo Motta e os Confrades Klínger Sobreira de Almeida, Alcino Lagares Cortes Costa, Ari de Abreu ( enfática e apropriadamente sobre a densa e oportuna Palestra proferida pelo Confrade Cláudio Cassimiro Dias e sobre o Dia Internacional da Mulher) e Luiz Gonzaga Ferreira Limagolf ( para, após louvar a Mulher em sua data festiva, oferecer a nosso Acervo Bibliográfico o preciosíssimo Vocabulário-Adagiário-Manual NÃO PERCA O SEU LATIM, do portentoso brasilúngaro Paulo Rónai).
 Também falaram sobre a notável Palestra os Visitantes Pablo Tiago de Paulo (jornalista), Tenente Sóter Antônio Magalhães e Sargento Ângelo de Souza Roberto (Presidente da Academia de Letras de Matozinhos –– MG).
                Sintetizei a riquíssima biografia de Paulo Rónai e sua notável produção bibliográfica na Hungria e no Brasil, como filólogo, tradutor e organizador de coletâneas (emparceiradamente com o polimorfo e polígrafo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira), dentre as quais a soberba Antologia do Conto Húngaro, cujo prefácio leva o suor e a assinatura do Almenara Capitão-Médico João Guimarães Rosa, Gênio de nossa prosa de ficção e Patrono-Príncipe deste Sodalício Literocultural.


 ACADEMIA DE LETRAS “JOÃO GUIMARÃES ROSA” DA PMMG


    Nas Efemérides de Março, garimpei sobre os dias 8 e 14. O primeiro, como Data Internacional da Mulher –– sobre a qual li meu poema epilírico Mulher e o lírico Fortaleza,  de Elisabete Fernandes Rennó de Castro Santos ––; o segundo, consagrado à Poesia Brasileira, em razão do nascimento de Antônio Frederico de Castro Alves, em Curralinho –– BA, em 1847: como liame entre as figuras da Mulher e da Poesia Brasileira (no Dia Nacional da Poesia, ou também Dia da Literatura Brasileira), declamei, de Castro Alves, o poema lírico-bucólico-enarratório Hebreia, cujo sumo histórico ostenta-se belíssimo.
                   Nosso próximo encontro academial precisa muito da adesão de Confrades e Confreiras: às 8h 30min de 2 de abril de 2016, nesta Sede, proferirei a Palestra A Prosa Poética de Affonso Heliodoro dos Santos, como parte das homenagens a esse vultoso Militar-Intelectual.
                   Compareça, com parentes e amigos, a esse despretensioso trabalho de mentefacção!
   Atenciosa e fraternamente,


Acadêmico Efetivo-Comunial JOÃO BOSCO DE CASTRO,
Presidente da ALJGR/PMMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornalista Artur Almeida, da TV Globo Minas, morre aos 57 anos

Informações da família são de que ele teve uma parada cardiorrespiratória em Portugal, onde passava férias. Por...