domingo, 13 de dezembro de 2015

DIA 13 DE DEZEMBRO - DIA DO MARINHEIRO

Para comemorar Dia do Marinheiro, Navio da Marinha é aberto para visitas

Embarcação está ancorada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP).
Visita é aberta ao público neste fim de semana de 10h até às 18h.

Do G1 Santarém
Dia do Marinheiro é celebrado dia 13 de dezembro. Navio ficará aberto para visita de 10h às 18h. (Foto: Reprodução/Tv Tapajós)Dia do Marinheiro é celebrado dia 13 de dezembro. Navio ficará aberto para visita de 10h às 18h. (Foto: Reprodução/Tv Tapajós)
Para comemorar o Dia do Marinheiro, celebrado dia 13 de dezembro, a Capitania Fluvial deSantarém, oeste do Pará, abriu um navio da força militar para visitação pública. A programação que festeja a data iniciou nesta sexta-feira (11) e segue até o próximo domingo.
O capitão de corveta, Luciano Teixeira é o comandante do navio Patrulha Bracuí, que veio de Belém especialmente para as comemorações. “O navio veio para estreitar o laço da sociedade com a força”, afirmou.
A embarcação ficará aberta para visitação pública de 10h até às 18h, neste fim de semana. Os visitantes poderão saber sobre cartas náuticas (área de navegação), armamento do navio, o dia a dia do marinheiro a bordo, dentre outras.
De acordo com o comandante da Capitania, capitão Robson Oberdan, veio a Santarém outro navio, Patrulha Pedro Teixeira, mas não está disponível para visita ao público. “O navio é de Manaus com uma aeronave, apesar de não ser aberto para visita, ele vai estar à disposição para as pessoas tirarem fotos”.
Marinheiros disponiveis para recepcionar os visitantes (Foto: Reprodução/Tv Tapajós)
Marinheiros disponiveis para recepcionar os
visitantes (Foto: Reprodução/Tv Tapajós)
Como parte da programação que celebra o Dia do Marinheiro ocorre uma exposição em um shopping na Rodovia Fernando Guilhon para população conhecer os uniformes da Marinha, carros e lanchas usadas nas atividades diárias, com intuito de aproximar o servo militar da comunidade. O visitante também recebe informações de como ingressar no serviço militar e a atividade um marinheiro.

Atuação da Marinha
A Capitania Fluvial de Santarém é responsável pela segurança do tráfego aquaviário de 22 municípios da região oeste do Pará, além da prevenção contra poluição dos rios causadas por embarcações e auxiliam órgãos públicos quando solicitado.

Dia do Marinheiro
Dia 13 de dezembro é celebrado o nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, marques de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil, com nome registrado no livro dos Heróis da Pátria servindo a Marinha por mais de 60 anos. “Ele participou de várias campanhas bélicas na época do império. A que mais se destaca é a campanha de Independência do Brasil. Ele atuou também em guerras. Pela sua história foi considerado herói da pátria”, contou Oberdan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TENENTE FERNANDES - UM GRANDE MESTRE DE NOSSA GLORIOSA PMMG - ATUALMENTE VETERANO COM MUITA HONRA!

 HOJE FALAREMOS, DE UMA PERSONALIDADE DE NOSSA GLORIOSA, QUE SE DESTACOU DURANTE SUA CARREIRA. SABEMOS QUE EM NOSSA POLÍCIA MILITAR E CORPO ...