domingo, 13 de dezembro de 2015

DIA 13 DE DEZEMBRO - DIA DO MARINHEIRO

Para comemorar Dia do Marinheiro, Navio da Marinha é aberto para visitas

Embarcação está ancorada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP).
Visita é aberta ao público neste fim de semana de 10h até às 18h.

Do G1 Santarém
Dia do Marinheiro é celebrado dia 13 de dezembro. Navio ficará aberto para visita de 10h às 18h. (Foto: Reprodução/Tv Tapajós)Dia do Marinheiro é celebrado dia 13 de dezembro. Navio ficará aberto para visita de 10h às 18h. (Foto: Reprodução/Tv Tapajós)
Para comemorar o Dia do Marinheiro, celebrado dia 13 de dezembro, a Capitania Fluvial deSantarém, oeste do Pará, abriu um navio da força militar para visitação pública. A programação que festeja a data iniciou nesta sexta-feira (11) e segue até o próximo domingo.
O capitão de corveta, Luciano Teixeira é o comandante do navio Patrulha Bracuí, que veio de Belém especialmente para as comemorações. “O navio veio para estreitar o laço da sociedade com a força”, afirmou.
A embarcação ficará aberta para visitação pública de 10h até às 18h, neste fim de semana. Os visitantes poderão saber sobre cartas náuticas (área de navegação), armamento do navio, o dia a dia do marinheiro a bordo, dentre outras.
De acordo com o comandante da Capitania, capitão Robson Oberdan, veio a Santarém outro navio, Patrulha Pedro Teixeira, mas não está disponível para visita ao público. “O navio é de Manaus com uma aeronave, apesar de não ser aberto para visita, ele vai estar à disposição para as pessoas tirarem fotos”.
Marinheiros disponiveis para recepcionar os visitantes (Foto: Reprodução/Tv Tapajós)
Marinheiros disponiveis para recepcionar os
visitantes (Foto: Reprodução/Tv Tapajós)
Como parte da programação que celebra o Dia do Marinheiro ocorre uma exposição em um shopping na Rodovia Fernando Guilhon para população conhecer os uniformes da Marinha, carros e lanchas usadas nas atividades diárias, com intuito de aproximar o servo militar da comunidade. O visitante também recebe informações de como ingressar no serviço militar e a atividade um marinheiro.

Atuação da Marinha
A Capitania Fluvial de Santarém é responsável pela segurança do tráfego aquaviário de 22 municípios da região oeste do Pará, além da prevenção contra poluição dos rios causadas por embarcações e auxiliam órgãos públicos quando solicitado.

Dia do Marinheiro
Dia 13 de dezembro é celebrado o nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, marques de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil, com nome registrado no livro dos Heróis da Pátria servindo a Marinha por mais de 60 anos. “Ele participou de várias campanhas bélicas na época do império. A que mais se destaca é a campanha de Independência do Brasil. Ele atuou também em guerras. Pela sua história foi considerado herói da pátria”, contou Oberdan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jornalista Artur Almeida, da TV Globo Minas, morre aos 57 anos

Informações da família são de que ele teve uma parada cardiorrespiratória em Portugal, onde passava férias. Por...